Sustentabilidade organizacional: identificando a percepção dos funcionários de empresas alimentícias do Vale do Taquari/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-11
Orientador
Cerutti, Bernardete Bregolin
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A atual crise ambiental evidencia os impactos do desenvolvimento econômico impulsionado pela revolução industrial e intensificado pela sociedade contemporânea, manifestando a necessidade de mudança de paradigmas no que tange as relações entre o meio ambiente e os seres humanos. Neste sentido, este trabalho analisa a percepção de sustentabilidade com funcionários de três empresas do ramo alimentício, situadas na região do Vale do Taquari/RS, escolhidas por acessibilidade e conveniência da pesquisadora. Inicialmente apresenta a revisão teórica sobre desenvolvimento sustentável, definindo conceito, influências da cultura, responsabilidade social das empresas, contextualiza a importância da gestão sustentável e seu custo, a percepção das pessoas e o papel dos líderes na disseminação do desenvolvimento sustentável. A pesquisa é aplicada quanto à natureza, qualitativa quanto à abordagem do problema, descritiva e exploratória quanto aos objetivos, e documental e de campo quanto aos procedimentos técnicos. Por meio dela revela-se que os funcionários apresentam compreensão e prática de sustentabilidade, motivados pela exigência legal e, também, por valores culturais e éticos.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento sustentável; Sustentabilidade organizacional; Responsabilidade social
Citação
DADALL, Juliana. Sustentabilidade organizacional: identificando a percepção dos funcionários de empresas alimentícias do Vale do Taquari/RS. 2014. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/776.