Alinhamento e planejamento de recursos humanos às estratégias organizacionais: estudo em uma empresa do comércio varejista

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-11
Orientador
Cerutti, Bernardete Bregolin
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O alinhamento e planejamento de recursos humanos às estratégias organizacionais contribui para a competitividade da organização, levando muitas delas a rever seu modelo de gestão na busca de formas mais eficientes de atuação. Por acreditar na importância de compreender essa relação, procurou-se fundamentar com diversos autores da área de Administração esse tema, além de se desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, com o objetivo de identificar o alinhamento da área de recursos humanos às estratégias organizacionais da Casa Bertozzi, por meio da análise de relatos de funcionárias da empresa. Os resultados evidenciam que o empreendimento familiar não apresenta práticas formalizadas de alinhamento e planejamento de recursos humanos às estratégias organizacionais, embora desenvolva algumas ações de forma empírica. Considerando a competitividade que seu ramo de atividade enfrenta, recomenda-se que avalie a prática de gestão, envolvendo as áreas em um planejamento sistêmico e integrado de pessoas e processos.
Descrição
Palavras-chave
Planejamento de recursos humanos; Estratégias organizacionais; Casa Bertozzi
Citação
BAGATINI, Dilaine. Alinhamento e planejamento de recursos humanos às estratégias organizacionais: estudo em uma empresa do comércio varejista. 2014. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/787.