Modelagem computacional e simulações em física usando o software Modellus: uma abordagem alternativa no ensino de cinemática

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-11
Orientador
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Banca
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Neide, Italo Gabriel
Dullius, Maria Madalena
Pino, José Claudio Del
Harres, João Batista Siqueira
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Uma das principais questões que norteiam o ensino da Física está em como ensiná-la para que os alunos sejam estimulados a aprendê-la. Assim, com o intuito de verificar quais evidências de aprendizagem significativa surgiriam em uma abordagem metodológica no ensino da Cinemática Escalar, associando o uso da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Física, foi abordado neste estudo. Como ferramenta tecnológica auxiliar no ensino e na aprendizagem da Física, optou-se pelo Software Modellus. A investigação está fundamentada na aprendizagem significativa de David Ausubel (2003), bem como na modelagem computacional de fenômenos naturais abordados na Cinemática Escalar. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa que entrelaça uma abordagem qualitativa e quantitativa em um estudo de caso educacional. A pesquisa fez uso da notação experimental de Campbell e Stanley (1979) com uso de grupo experimental e controle. Foram empregados instrumentos de coleta de dados que favoreceram a análise dos subsunçores e questionários (pré-teste, pós-teste e de satisfação), com intuito de verificar o desenvolvimento do aprendizado. O tratamento metodológico baseou-se em quatro atividades de modelos conceituais da Cinemática, desenvolvidos por meio de simulações computacionais. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada proporcionou maior interação entre os alunos submetidos ao tratamento (grupo experimental) e promoveu nos alunos uma predisposição para aprender. Assim, a ferramenta aplicada revelou-se ser potencialmente significativa para esses alunos, pois possibilitou que trabalhassem com animações demonstrativas de fenômenos Físicos que favoreceram aprender de forma ativa os conceitos da Cinemática escalar.

One of the principal questions that guide the teaching of physics lies in how teach her so that students are stimulated to learn it. Thus, with the aim of check which evidences of significant learning would arise in a methodological approach in teaching the Kinematics scalar associating the use of Information and Communication Technology (ICT) in the teaching of physics, was addressed in this study. As technological auxiliary tool in the teaching and learning of physics, we opted for Modellus software. The investigation is grounded in meaningful learning of David Ausubel (2003), as well as computer modeling of natural phenomena addressed in the Kinematics climb. Methodologically, it is a research that interweaves a qualitative and quantitative approach to the study of educational case. The research has used of experimental notation of Campbell and Stanley (1979) using experimental and control groups. Collection instruments data that favor the subsumers and analysis of questionnaires (pre-test, post-test and satisfaction) were employed, in order to verify the development of learning. The methodological approach was based on conceptual models of kinematics, developed through computer simulations four activities. The results showed that the methodology provided greater interaction between students undergoing treatment (experimental group) and promoted in students a willingness to learn.. Thus, the applied tool proved to be potentially significant for these students, because it allowed that they work with demonstration animations Physical phenomena that favored in an active way learn the concepts of kinematics scalar.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem significativa; Cinemática; Software Modellus
Citação
MENDES, Elys Da Silva. Modelagem computacional e simulações em física usando o software Modellus: uma abordagem alternativa no ensino de cinemática. 2014. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/803.