Aprendizagem das capitalizações simples e composta no terceiro ano do ensino normal do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - IEEEM, utilizando recursos tecnológicos

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2009-06-09
Orientador
Togni, Ana Cecília
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente estudo buscou mostrar uma experiência pedagógica aplicada ao terceiro ano do ensino Normal do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã de Estrela - IEEEM, com a finalidade de responder a questão: Os alunos do Ensino Médio/Normal saberão discernir entre a compra à vista ou a prazo após o desenvolvimento desta unidade didática1? Uma vez que entre os conteúdos de Matemática trabalhados nesta série inclui-se capitalização simples e composta. Para respondê-la, embasamo-nos em Ausubel com sua teoria da aprendizagem significativa e em Stoner para a resolução de problemas na tomada de decisão. O assunto em questão foi trabalhado em duas turmas deste educandário. Inicialmente o conteúdo foi abordado nas duas turmas de maneira como comumente é trabalhado nas escolas do ensino médio, ou seja, aula expositiva utilizando recursos de quadro, giz e calculadora, após utilizando folhetos promocionais do comércio da cidade de Estrela. Uma das turmas continuou com a mesma metodologia de ensino e a outra utilizou TICs – planilha de cálculo. Na última etapa as duas turmas utilizaram folhetos e dados das lojas das cidades de origem dos alunos, utilizando a planilha de cálculo. Percebeu-se que as duas turmas desenvolveram a possibilidade de distinguirem: a) nas transações comerciais e bancárias as formas de capitalização simples e composta; b) identificarem os juros embutidos no valor final das transações comerciais e bancárias; c) realizarem comparações entre taxas de juros oferecidas pelo comércio e pelos bancos em especial a caderneta de poupança; d) adquirirem experiências com operações bancárias; e) Identificarem as diferentes formas de cobrança de juros pelo comércio e pelos bancos; f) tiveram participação no processo da aprendizagem, transformando conceitos já estabelecidos. Realizadas estas atividades e analisados os resultados obtidos da pesquisa, podemos concluir que a pergunta inicialmente formulada foi atendida já que os objetivos propostos estão perceptíveis e há indicação da construção dos conceitos matemáticos embasados nas interações em classe e extraclasse realizadas pelos sujeitos da pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Educação; Capitalização Simples; Capitalização Composta
Citação
BRITTO, Roseli Böhmer. Aprendizagem das capitalizações simples e composta no terceiro ano do ensino normal do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã - IEEEM, utilizando recursos tecnológicos. 2009. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 23 abr. 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/81.
Licença