Administração financeira: análise de viabilidade do cultivo de eucalipto para venda de madeira tratada em uma propriedade do município de Sério-RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-06
Orientador
Führ, Ilocir José
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A partir de uma perspectiva financeira, a presente monografia visa discutir e apresentar a questão da viabilidade financeira de cultivar e vender eucalipto tratado em uma propriedade rural no município de Sério/RS. A fundamentação teórica buscou identificar conceitos de assuntos relacionados ao tema da pesquisa, entre eles, a administração financeira, métodos de avaliação de investimentos, agronegócio, reflorestamento e madeira tratada. A metodologia para coleta de dados foi as pesquisas exploratória e descritiva, juntamente com estudos bibliográficos e documentais. A análise dos dados coletados possui interpretação qualitativa e quantitativa. Ao final, foi elaborado um fluxo de caixa com uma síntese das receitas e dos custos do empreendimento. Após, de posse dos saldos de caixa, investimento inicial e Taxa Mínima de Atratividade foi calculado o VPL, o IL, a TIR e o Payback descontado do empreendimento, os quais demonstraram a viabilidade financeira.
Descrição
Palavras-chave
Viabilidade financeira; Propriedade rural; Eucalipto tratado
Citação
STOLL, Adriano Gilmar. Administração financeira: análise de viabilidade do cultivo de eucalipto para venda de madeira tratada em uma propriedade do município de Sério-RS. 2015. Monografia (Graduação em Administração - LFE Comércio Exterior) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/824.