Garimpando memórias: o processo de desocupação dos barranqueiros moradores da rua da praia no município de Estrela/RS na década de 1960

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-07
Orientador
Faleiro, Silvana Rossetti
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O objetivo desta monografia é analisar o processo de desocupação dos Barranqueiros, moradores da antiga Rua da Praia, no município de Estrela-RS, localizado na região Vale do Taquari na década de 1960. Procuramos enfocar sobre as motivações e/ou frustrações que conduziram estas famílias às mudanças, levando em consideração a perspectiva de um enfrentamento entre forças político-econômicas versus social. O estudo foi organizado a partir de diferentes fontes, tais como jornais e documentos, entretanto, dependeu fundamentalmente dos testemunhos. A metodologia da História Oral em harmonia com a extensa bibliografia que debate conceitos respectivos ao tema, como História Regional, cultura e memória. Valendo-se desse aporte teórico, buscamos considerar os moradores nas suas vivências com relação ao contexto social, com ênfase do que significou o desligamento.
Descrição
Palavras-chave
Vale do Taquari; História regional; Memória; Barranqueiros
Citação
SCHNEIDER, Cristiane. Garimpando memórias: o processo de desocupação dos barranqueiros moradores da rua da praia no município de Estrela/RS na década de 1960. 2015. Monografia (Graduação em História) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jul. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/837.
Coleções