Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal e Ambiental – EMAFA: um currículo diferenciado e seus efeitos nos anos iniciais

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-06
Orientador
Hattge, Morgana Domênica
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Esta monografia tem como objetivo analisar que efeitos o currículo diferenciado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal e Ambiental (EMAFA), proposto para os anos finais do ensino fundamental, produz na Proposta Pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola, localizada na cidade de Ilópolis/RS/Brasil. A metodologia deste estudo envolveu entrevistas com professores da escola, observações e anotações em diário de campo, realizadas durante as três visitas à escola. O material proporcionou momentos de reflexão e análise sobre a temática abordada na pesquisa. Entre elas, que a escola além de apresentar um currículo diferenciado, segue a obrigatoriedade institucional ditada pelos poderes públicos e pelas leis que regularizam a educação. Visa, também, experienciar a educação de outras formas, o que possibilita pensar, criar e recriar o currículo, reinventar o meio ambiente, os modos de ensino, de vida, valorizando a educação com qualidade. É uma escola que apresenta algumas especificidades, na busca individual do aluno pela compreensão do mundo onde vive, assim como a identificação dos valores da sociedade atual, o respeito à individualidade e às questões relacionadas ao meio ambiente. O estudo mostra que escola tem uma preocupação em apresentar para seus alunos que é possível viver no meio rural, produzir nele e ter uma vida confortável, sem necessariamente sair da região e atender aos apelos de uma sociedade consumista. A proposta diferenciada, que em uma primeira análise dirigia-se aos anos finais do ensino fundamental, produz efeitos nos anos iniciais. A mesma constitui o currículo, as relações existentes no ambiente escolar, que envolvem de certa maneira todos, desde os alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Busca trazer para o convívio escolar a presença e conhecimentos das famílias, fazendo com que estas sintam-se participantes do aprendizados dos jovens inseridos nesse espaço escolar, que além de seguir currículos previamente estipulados, conseguem somar um currículo que seja pensado a partir da realidade e diversidade da sociedade onde a escola está inserida. Assim, propiciando momentos de compartilhamentos de conhecimentos, sendo que consideram estes de grande importância para o bom desenvolvimento da educação local.
Descrição
Palavras-chave
Currículo diferenciado; Cultura; Relação família-escola; EMAFA
Citação
MAGGIONI, Priscila. Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal e Ambiental – EMAFA: um currículo diferenciado e seus efeitos nos anos iniciais. 2015. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/852.
Coleções