Neurociência Linguística: a exploração da Consciência Fonológica na Educação Infantil

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-06
Orientador
Bublitz, Grasiela Kieling
Banca
Bublitz, Grasiela Kieling
Forneck, Kári Lúcia
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa teve como tema a neurociência linguística e suas contribuições para o desenvolvimento de situações de aprendizagem que favoreçam a aquisição da consciência fonológica. O objetivo foi verificar como os estudos da neurociência linguística contribuem junto à práxis docente no que se refere ao desenvolvimento da consciência fonológica nos processos iniciais de aquisição da leitura. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Para isso, foram realizadas entrevistas prévias com professores atuantes na Educação Infantil, na intenção de verificar quais suas concepções sobre a etapa inicial da leitura. O trabalho caracterizou-se por uma pesquisa-ação que se concretizou através de oficinas com crianças na etapa da Educação Infantil. Os resultados alcançados mostraram a importância do conhecimento docente no que se refere aos estudos apontados pela neurociência linguística. Considerando os processos iniciais da aquisição da leitura, objetivou-se, ainda, otimizar os processos de alfabetização como um processo contínuo.Conclui-se, assim, como os estudos da neurociência linguística apontam o desenvolvimento da consciência fonológica,sendo uma das principais etapas a serem desenvolvidas já na Educação Infantil. Desta forma, a intencionalidade que moveu essa pesquisa partiu da motivação de se pensar a educação como campo de diferentes possibilidades. A escrita encontra-se fundamentada em Adams (2006), Araújo (2011), Bublitz (2011), Carvalho (2004), Dambrowski (2004), Dehaene (2012), Freitas (2004), Maluf (2013), Morais (2013), Rodriguês e Tomitch (2004).
Descrição
Palavras-chave
Consciência Fonológica; Educação Infantil; Neurociência Linguística
Citação
SILVA, Renata Da. Neurociência Linguística: a exploração da Consciência Fonológica na Educação Infantil. 2015. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/857.
Coleções