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Title: Percepção dos consumidores de móveis planejados: um estudo sobre a Tendence Ambientes Planejados
Authors: Kretschmann, Júlia Graziela
Keywords: Percepção de imagem;Tendence Ambientes Planejados;Comportamento do consumidor
Date of Defense: Jun-2015
Issue Date: 18-Nov-2015
Citation: KRETSCHMANN, Júlia Graziela. Percepção dos consumidores de móveis planejados: um estudo sobre a Tendence Ambientes Planejados. 2015. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/859.
Abstract: Este estudo objetiva compreender a percepção dos consumidores de móveis planejados da marca Tendence. Para isso, exploram-se os conceitos de comportamento do consumidor, imagem e identidade da marca, comunicação organizacional e o contexto de móveis planejados. Visando atingir os objetivos propostos, o método adotado é um estudo de caso de natureza qualitativa. As técnicas utilizadas foram: entrevistas em profundidade e técnica projetiva. Para a interpretação dos dados, são apresentadas seis categorias: 1) indicações, 2) percepções positivas da Tendence, 3) sugestões gerenciais, 4) sentimento de autenticidade, 5) concorrência, 6) o que a Tendence e os móveis planejados significam na vida das pessoas, através da imagem escolhida por eles. Os resultados demonstram que a maioria dos clientes e não clientes chegam à empresa através de indicações, bem como têm percepções positivas importantes, como a qualidade do produto e no atendimento, no custo-benefício, nos projetos diferenciados, na tecnologia e no cumprimento dos prazos de entrega. Já nas sugestões gerenciais são sugeridas situações relacionadas à localização da empresa, na terceirização dos produtos, estrutura física da fábrica, utilização de marketing e divulgação e dicas de decoração e assessoria. Ao relatarmos o sentimento de autenticidade, a personalização dos produtos são fatores fundamentais para o consumidor definir a compra por móveis planejados. Com relação à concorrência, percebe-se que a qualidade do produto e o atendimento são decisivos no processo de compra. Ao relatar o que a Tendence e os móveis planejados significam na vida das pessoas, através da imagem escolhida por eles ficou evidente que os entrevistados consideram muito mais o valor intangível dos móveis, suas experiências, sua percepção de sentimento.
This research aims to understand the consumer perception of the brand planned furniture Tendence. To do this, exploit the concepts of consumer behavior, image and brand identity, organizational communication and the context of planned furniture. In order to achieve the proposed objectives, the method adopted is a case study of qualitative nature. The techniques used were: in-depth interviews, and projective techniques. For the interpretation of the data, are presented six categories: 1) indications, 2) positive perceptions of the Tendence, 3) managerial suggestions, 4) feeling of authenticity, 5) competition, 6) what the Tendence and furniture planned means in people's lives, through the image chosen for them. The results show that most customers and non-customers come to the company through indications, as well as have positive perceptions such as product quality and customer service, in the cost-benefit analysis, in different projects, in technology and in compliance with the delivery time. In the managerial suggestions are suggested situations related to the company's location in outsourcing of products, the physical structure of the factory, use of marketing and dissemination and decorating tips and advice. To report a feeling of authenticity, the personalization of products are key factors for the consumer to set the purchase by planned furniture. With respect to competition, it is noticed that the quality of the product and services are crucial in the process of buying. When reporting what the Tendence and furniture planned means in people's lives, through the image chosen for them it became apparent that respondents consider more the intangible value of the furniture, their experiences, their perception of feeling.
URI: http://hdl.handle.net/10737/859
Appears in Collections:Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas

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