Sala de aula presencial e ambiente virtual de aprendizagem: investigando interações de alunos do ensino médio, a partir de uma proposta diferenciada no estudo de Matemática

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2009-09-09
Orientador
Harres, João Batista Siqueira
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho dá continuidade a minha trajetória de pesquisa no campo das tecnologias no ensino. Mais especificamente, aborda a importância das conexões estabelecidas na tríade: aluno – internet – professor, a partir da utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA: o teleduc. Está ancorada em uma nova possibilidade metodológica de trabalho docente, na qual o ambiente web pode ser utilizado como uma extensão da sala de aula. A investigação analisou a possibilidade de existir algum envolvimento expressivo dos alunos do ensino médio regular em discussões de Matemática, quando estas acontecem paralelamente em sala de aula presencial e em um ambiente virtual de aprendizagem. A proposta permitiu aos sujeitos da pesquisa, além da experiência de inclusão no mundo digital, uma forma de aprendizagem colaborativa no estudo de Matemática, alicerçada nas relações aluno-professor, aluno-aluno e aluno-AVA. A análise limitou-se a uma turma de estudantes da terceira série do ensino médio noturno regular, de uma escola pública estadual do município de Imigrante/RS. O procedimento de coleta e análise dos dados, confrontado com diferentes teorizações, fazem crer que existe um maior envolvimento dos alunos em discussões sobre Matemática, quando estas acontecem paralelamente na sala de aula presencial e na internet.
Descrição
Palavras-chave
Informática na Educação; Novas tecnologias no ensino; Educação Matemática e tecnologias; Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Citação
MAGEDANZ, Adriana. Sala de aula presencial e ambiente virtual de aprendizagem: investigando interações de alunos do ensino médio, a partir de uma proposta diferenciada no estudo de Matemática. 2009. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jul. 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/86.
Licença