Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/88
Title: Composição, variação temporal e espacial de cianobactérias, com ênfase na espécie cylindrospermopsis raciborskii (woloszynska) seenayya & subba raju no lago do Parque Professor Theobaldo Dick, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil
Authors: Hepp, Keli  Lattes
Keywords: Cianobactérias;Florações;Morfotipos;Cylindrospermopsis raciborskii
Date of Defense: 3-Jul-2009
Issue Date: 10-Sep-2009
Citation: HEPP, Keli. "Composição, variação temporal e espacial de cianobactérias, com ênfase na espécie cylindrospermopsis raciborskii (woloszynska) seenayya & subba raju no lago do Parque Professor Theobaldo Dick, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil". 2009. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 jul. 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/88>.
Abstract: O desenvolvimento de florações de algas e cianobactérias vêm sendo cada vez mais frequente à medida que os ambientes aquáticos sofrem as interferências de ações antrópicas. Florações de cianobactérias são as principais responsáveis por problemas sanitários, devido ao potencial de produção de toxinas de certas espécies, além de conferir odor e coloração às águas. Tais fenômenos constituem sérios riscos à biota aquática e à comunidade associada, assim como à saúde pública. Em virtude da ocorrência de florações de cianobactérias no lago do Parque Professor Theobaldo Dick no município de Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil, possivelmente associada à mortandade de peixes documentada durante a floração, e por este se encontrar em uma área de preservação permanente, realizou-se uma avaliação da composição e da variação temporal e espacial de cianobactérias deste ecossistema. Foram analisadas 23 amostras durante os meses de fevereiro/2008 a janeiro/2009. As amostras de água foram obtidas mensalmente através da passagem de frasco na subsuperfície da água em dois pontos do lago. Foram analisadas as seguintes variáveis ambientais: temperatura do ar e da água (oC), pluviosidade (mm), transparência (m), pH, oxigênio dissolvido (mg.L-1), nitrogênio total (mg.L-1) e fósforo total (mg.L-1). A classe Cyanophyceae, objetivo deste estudo, esteve representada por 11 táxons, sendo Cylindrospermopsis raciborskii (Woloszynska) Seenayya & Subba Raju a espécie dominante durante o período estudado, com exceção do mês de janeiro/09 quando foi considerada abundante. A densidade (ind.mL-1) de cianobactérias representou 71,32% da densidade total verificada. A incidência destes organismos esteve relacionada às condições físico-químicas da água como consequência do lançamento de águas residuárias domésticas “in natura” no lago. Testes de toxicidade detectaram a presença de neurotoxinas, provavelmente associadas à morte de peixes registradas no lago.
URI: http://hdl.handle.net/10737/88
Appears in Collections:Ambiente e Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KeliHepp.pdf5,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.