A concepção de um grupo de professores de Bom Retiro do Sul/RS sobre o brincar na Educação Infantil

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-06
Orientador
Silva, Jacqueline Silva Da
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa tem como finalidade investigar as concepções de um grupo de professores de Bom Retiro do Sul acerca do brincar de crianças, na faixa etária entre 4 e 5 anos,buscando provocar reflexões em relação a relevância desta ação no que se refere ao desenvolvimento integral das mesmas. Além disso, também foi abordada a importância que tanto o espaço quanto o tempo que os professores dedicam para o brincar em suas práticas pedagógicas podem ser considerados um segundo educador.Seguiu-se uma abordagem de pesquisa qualitativa, pois não visava a generalização dos dados, como ferramentas para a pesquisa foram utilizados, além das entrevistas, fotografias das crianças nos momentos de brincar, observações, bem como diário de itinerância. Com esta pesquisa fica evidenciado que muito já se evoluiu com relação a este tema nas escolas de Educação Infantil, mas ainda há muito para ser trabalhado com os professores, pois muitos ainda consideram que o brincar é apenas uma atividade para recreação, não dando o verdadeiro valor para esta prática educativa.
Descrição
Palavras-chave
Educação Infantil; Brincar; Desenvolvimento integral
Citação
CONCEIÇÃO, Cristiane Elvira. A concepção de um grupo de professores de Bom Retiro do Sul/RS sobre o brincar na Educação Infantil. 2015. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/898.
Coleções