Brinquedoteca: espaço de aprendizagem e diversão para e com crianças de 5 a 6 anos de idade

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-06
Orientador
Mallmann, Elisete
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho relata a pesquisa desenvolvida em uma brinquedoteca de uma Escola de Educação Infantil do Município de Travesseiro – RS, centrada em investigar as contribuições deste espaço Lúdico nas aprendizagens das crianças da faixa etária de 5 à 6 anos de idade, deste contexto educativo. A pesquisa foi desenvolvida com dezoito crianças, do jardim “B”, no período de março e abril de 2015. Sendo desenvolvidos sete encontros, os quais respeitaram os interesses e as necessidades do grupo de crianças investigadas. A metodologia da pesquisa se fundamentou na abordagem qualitativa, aproximando–se da pesquisa intervenção, na medida em que, pesquisados e pesquisadora interagiram ativamente, participando das situações propostas, as quais foram analisadas através das ferramentas da observação participante, das anotações no diário de campo, dos registros fotográficos, dos vídeos e das conversas informais com as crianças. Os referenciais teóricos se inspiraram nas ideias de Moyles (2002) e Fortuna (2011 e 2004) que tratam da relevância do brincar, assim como nos estudos que salientam a organização dos espaços lúdicos desenvolvidos por Horn (2004) e enquanto brinquedotecas salientados por Cunha (2011, 2000 e 1995). As reflexões desencadeadas através das análises desta investigação as quais sinalizam a relevância do brincar no contexto investigado, assim como, destacam a influência da organização dos espaços da brinquedoteca investigada, serão de grande valia para que outros professores possam fundamentar e repensar suas práticas, apoiando-se numa proposta pedagógica lúdica, difundida através das brinquedotecas.
Descrição
Palavras-chave
Brinquedoteca; Espaço lúdico; Aprendizagem; Educação Infantil; Metodologia lúdica
Citação
KREMER, Ivana Schneider. Brinquedoteca: espaço de aprendizagem e diversão para e com crianças de 5 a 6 anos de idade. 2015. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/899.
Coleções