Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/91
Title: As concepções de tempo profundo e suas implicações curriculares no ensino da matemática
Authors: Marco, Suzana De
Keywords: Evolução de Concepções;Tempo Profundo;Matemática;Etnomatemática. Culturas
Date of Defense: 8-Jul-2009
Issue Date: 10-Sep-2009
Citation: MARCO, Suzana De. "As concepções de tempo profundo e suas implicações curriculares no ensino da matemática". 2009. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 jul. 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/91>.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo principal analisar como alunos de oitava série do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Roca Sales, RS compreendem “Tempo Profundo” e suas implicações para o campo da educação matemática. A pesquisa, qualitativa, empregou técnicas oriundas da etnografia e procedimentos metodológicos tais como: observação direta e participante associada a diário de campo. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são os do campo da Etnomatemática e da Evolução dos Biomas Terrestres. A análise apontou que as alunas, para o entendimento do conceito de “Tempo Profundo”, operaram com diferentes estratégias matemáticas, vinculadas às culturas escolar, científica e de suas vivências pessoais. Ademais, a análise apontou que as referidas alunas mostraram-se apreensivas com o destino do planeta em função das agressões a que ele é submetido pelas ações humanas, apesar de estar comprovado que a Terra passa por eventos cíclicos de modificação durante o tempo profundo.
URI: http://hdl.handle.net/10737/91
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

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