Jogo de tabuleiro: uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem de algoritmos

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Data
2015-06
Orientador
Wildner, Maria Claudete Schorr
Banca
Wildner, Maria Claudete Schorr
Derzbacher, Juliano
Schneiders, Luís Antônio
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Resumo
O presente estudo tem como finalidade propor a utilização de um jogo de tabuleiro para auxiliar no processo de aprendizagem de algoritmos. Denominado “Jogo da Programação”, este foi confeccionado com a utilização de materiais simples, como cartolina e botões de camisa. Tendo como objetivos trazer uma forma alternativa educacional para trabalhar conceitos de algoritmos e lógica de programação de maneira clara e duradoura. Sua motivação deu-se ao fato da percepção de que muitos estudantes da área de informática apresentam resistência e dificuldades em relação à disciplina de algoritmos. O “Jogo da Programação” busca unir diversão e ensinamentos, tornando o processo de aprendizagem de algoritmos mais dinâmico e interativo. Além de proporcionar a interação entre os estudantes, de modo que estes obtenham momentos de cooperação, iniciativa, convivência e superação, o jogo, através dos conceitos de aprendizagem significativa, busca agregar conhecimentos já adquiridos, conceitos de programação na prática. Foi feita uma intervenção onde é aplicado o jogo com uma turma de algoritmos, sendo estes estudantes de Sistemas de informação e Engenharia da Computação do Universidade do Vale do Taquari Univates. Para verificar se os alunos atingiram os objetivos propostos, serão analisadas atividades de pré-teste e pós-teste. De natureza qualitativa, o levantamento de dados foi feito por meio de fotos, vídeos, anotações em meio a um diário de campo e questionário de satisfação. Espera-se que através do jogo os alunos construam algumas habilidades e competências necessárias para o entendimento dos algoritmos.

This study aims to propose the use of a board game to aid learning algorithms process. Called "Game Programming", this was made with the use of simple materials such as cardboard and shirt buttons. With the objective to bring an educational alternative way to work concepts of algorithms and logic clearly and durably programming. His motivation was given to the fact the perception that many computer area students show resistance and difficulties regarding the discipline of algorithms. The "Game Programming" seeks to unite fun and teaching, making the learning process more dynamic and interactive algorithms. In addition to providing the interaction between the students, so that they get moments of cooperation, initiative, coexistence and overcoming. The game, through the significant learning of concepts, seeks to add knowledge already acquired, programming concepts in practice. An intervention which is applied the game with a group of algorithms, which are students of Information Systems and Computer Engineering of the University Center Univates will be made. To check whether students met the proposed objectives, post-test and pre-test activities will be analyzed. As well as qualitative, data collection will be done through photos, videos, notes amid a field diary and satisfaction questionnaire. It is hoped that through the game to build some students ability and skills needed to understand the algorithms.
Descrição
Palavras-chave
Algoritmos; Jogo de tabuleiro; Jogo da programação; Aprendizagem significativa
Citação
SILVA, Willian Ramos Da. Jogo de tabuleiro: uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem de algoritmos. 2015. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/910.