Mineração de dados aplicada ao relacionamento com clientes em empresas do ramo de materiais de construção

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-06
Orientador
Franzen, Evandro
Banca
Franzen, Evandro
Dertzbacher, Juliano
Wildner, Maria Claudete Schorr
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O volume de dados armazenado pelos sistemas de gestão atuais tem aumentado gradativamente. A obtenção de informação por meios tradicionais não mostra de forma clara novas tendências ou padrões de comportamento que os consumidores vêm apresentando. O processo de mineração de dados aparece como aliado para obter informações valiosas em grandes quantidades de dados. Este trabalho descreve os fundamentos do processo de “descoberta de conhecimento em base de dados” e as principais técnicas da mineração de dados. É avaliada a estrutura do banco de dados de um sistema gerencial de duas empresas do ramo de materiais de construção e são utilizadas as ferramentas WEKA e Microsoft Analisys Services para a aplicação de algoritmos nos dados selecionados. Foi possível comparar as duas ferramentas, identificar qual empresa teve maior ganho no processo, pontos que podem ser melhorados no sistema de gestão e na manutenção dos dados armazenados por este.

The volume of data stored by the current management systems has gradually increased. Obtaining information through traditional media does not show a clear new trends or patterns of behavior that consumers are showing. The data mining process appears as an ally to get valuable information in large amounts of data. This paper describes the fundamentals of the process of " knowledge discovery in databases" and the main techniques of data mining. It evaluated the structure of the database a management system of two companies producing building materials and used the WEKA and Microsoft Analisys Services tools for applying algorithms to selected data. It was possible to compare the two tools, identify which company had the highest gain in the process, points that could be improved in the management system and maintenance of the stored data.
Descrição
Palavras-chave
Mineração de dados; Sistemas integrados de gestão empresarial; Banco de dados; Clientes; Algoritmos; Gestão de relacionamento com clientes
Citação
HEINEN, Marcos Eduardo. Mineração de dados aplicada ao relacionamento com clientes em empresas do ramo de materiais de construção. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia da Computação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/915.