Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/917
Title: Proposta de método para dimensionamento de pavimentos com revestimento primário
Authors: Bertuzzo, Rosélia Franciela
Keywords: Revestimento primário;Mecânica dos pavimentos;Módulo de resiliência;Tensão admissível
Date of Defense: Jun-2015
Issue Date: 3-Feb-2016
Citation: BERTUZZO, Rosélia Franciela. Proposta de método para dimensionamento de pavimentos com revestimento primário. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/917.
Abstract: Este trabalho apresenta a sugestão de um método para dimensionamento de estradas com revestimento primário, utilizando conceitos de mecânica dos pavimentos. Sabe-se que as estradas com revestimento primário no Brasil, não apresentam revestimento superficial específico e recebem menor volume de investimentos que as estradas de pavimento flexível. Esta carência, somada à falta de estudos sobre o assunto, resulta em vias, geralmente, com uma série de defeitos e recebendo pouca manutenção. Para o dimensionamento da espessura da camada do revestimento primário, foram adotados parâmetros que simulam uma estrutura e carregamentos com base em princípios da mecânica dos pavimentos. Com o auxílio do Software SisPav, foi possível determinar a tensão vertical atuante no topo do subleito e realizar uma análise comparativa com a tensão vertical admissível, tendo em vista os valores do Número N e do módulo de resiliência no subleito. Desta forma, determinou-se qual deve ser a espessura do revestimento primário, de modo a atender este critério de degradação. Trata-se de um estudo que visa reforçar a importância das estradas com revestimento primário e apresentar um método capaz de contribuir para o dimensionamento de futuras obras com melhor desempenho. Para tanto, se propõe um ábaco com o valor da espessura da camada do revestimento primário, correspondente a cada situação, sendo que, na falta de estudos mais específicos, recomenda-se que seja adotado o ábaco referente ao revestimento primário com CBR de 20%.
This research presents a proposal for a design method of gravel roads, using concepts of pavement mechanics. It is known that gravel roads in Brazil do not have a specific surface layer and receive less investments than flexible pavement roads. This shortage, together with the lack of studies on the subject, usually results in roads with a series of flaws, and little maintenance. For the dimensioning of the gravel surface thickness, were adopted parameters which simulate a structure and loadings, based on the principles pavement mechanics. Using the Software SisPav it was possible to determine the vertical stress at the top of the subgrade and to perform a comparative analysis with the permissible vertical stress, considering the values of traffic volume and Resilient Modulus of the subgrade layer. Through that process was determined what the thickness of the gravel surface should be in order to meet this criterion for degradation. This is a study to reinforce the importance of gravel roads and to present a method to collaborate to the design of future pavement works with better performance. To this end, it proposes an abacus with the value of the thickness for the gravel surface, corresponding to each situation. Wherein the absence of more specific studies it is recommended the abacus corresponding to the gravel surface with a CBR of 20% to be adopted.
URI: http://hdl.handle.net/10737/917
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