Gerador automático de exercícios para apoio ao ensino de programação

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-11
Orientador
Malheiros, Marcelo De Gomensoro
Banca
Malheiros, Marcelo De Gomensoro
Franzen, Evandro
Dertzbacher, Juliano
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Através de pesquisas realizadas na área de ensino, especificamente na área de programação, foi identificado que o método utilizado para ensinar a programar ainda segue o formato tradicional, limitando o processo de aprendizado e causando uma grande taxa de reprovação em disciplinas como as de algoritmos e programação. Com isso, diversas ferramentas estão sendo desenvolvidas para melhorar o processo de ensino e aumentar a disseminação do conhecimento. Além disso, técnicas como a gamificação estão sendo aplicadas para aumentar a motivação dos alunos na busca pelo conhecimento. Entretanto, percebeu-se que estes ambientes online de apoio ao ensino que disponibilizam exercícios, possuem apenas uma lista simplificada de atividades, obrigando os usuários a realizarem sempre as mesmas tarefas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo desenvolver um software gerador de exercícios de programação, visando uma variação das atividades nestas ferramentas de autoestudo, além de auxiliar professores no processo de ensino, facilitando a criação e disponibilização de listas de exercícios.

Through researches realized on teaching area, specifically on programming field, it was identified that the programming teaching methodology still follows the traditional format, limiting the learning process and causing a large failure rate in disciplines as the programming ones. Therewith, several tools have been developed to improve the teaching process and increase the knowledge dissemination. Besides, techniques as gamification have been used to increase student motivation in their search for knowledge. However, it was realized that those teaching online support environments which provide exercises, contain only a simple activity list, forcing users to always make the same tasks. Therefore, this paper has the purpose of developing a programming exercise generator, aiming a variation for the activities on those self study tools, besides helping teachers with the teaching process, making easier creating and providing exercise lists.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de programação; Gerador de exercícios; Ferramentas de autoestudo; Pseudocódigo
Citação
TRAMONTINA, Pedro Ernesto. Gerador automático de exercícios para apoio ao ensino de programação. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia da Computação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/920.