O brincar na Educação Infantil

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2015-06
Orientador
Silva, Jacqueline Silva Da
Banca
Silva, Jacqueline Silva Da
Mallmann, Elisete
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a importância do brincar na Educação Infantil assim como conhecer a concepção dos professores acerca do tema proposto. Para tanto, buscou-se através de capítulos apresentar os principais conceitos sobre o brincar e sua importância como fonte de aprendizagem infantil, bem como, as escolhas lúdicas propostas pelas professoras seguindo pela rotina das crianças e docentes em torno do brincar. Da mesma forma, foi realizada uma pesquisa de campo, que foi complementada através de realização de entrevistas com duas professoras de uma Escola de Educação Infantil do Município de Estrela/RS. É voz corrente entre os estudiosos como: KISKIMOTO (2003), HORN (2007), FRIEDMANN (2012), e outros, que o brincar é peça de suma importância para o desenvolvimento infantil. No caso das professoras entrevistadas, considerando, ainda, a experiência pessoal de cada professora ouvida, além de suas próprias infâncias, é possível ver que este conhecimento preconcebido influencia as decisões profissionais, ganhando o brincar destaque em suas propostas de trabalho junto as crianças. Diante do exposto, aludo que este trabalho tem por objetivo analisar o brincar, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista das professoras entrevistadas. Por meio da pesquisa, foi possível verificar que o brincar é peça fundamental no desenvolvimento sábio e sadio das crianças, tanto ao que se refere ao afetivo, intelectual e social.
Descrição
Palavras-chave
Brincar; Educação Infantil; Concepção dos professores
Citação
WERLE, Marli Reni. O brincar na Educação Infantil. 2015. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/933.
Coleções