Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/938
Title: Isolamento térmico em fachadas pelo exterior: redução do consumo energético da edificação para fins de conforto térmico
Authors: Mottin, Maurício Henrique
Keywords: Isolamento térmico;Eficiência energética;Conforto térmico;ETICS
Date of Defense: 3-Dec-2015
Issue Date: 3-Feb-2016
Citation: MOTTIN, Maurício Henrique. Isolamento térmico em fachadas pelo exterior: redução do consumo energético da edificação para fins de conforto térmico. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/938.
Abstract: Atualmente o cenário mundial energético e ambiental encontra-se em um estado crítico. Apresenta demanda cada vez maior e geração ainda dependente de recursos naturais esgotáveis e poluentes, apesar do crescimento da produção através de fontes renováveis, como solar e eólica. Esta situação condicionou diversos países a procurarem soluções para a redução do consumo de energia, principalmente no setor de edificações, devido ao desperdício e falta de eficiência energética observados. Segundo dados de 2014, do Ministério de Minas e Energia, o consumo em edifícios representa 41,1% do total de energia produzido no Brasil. O elevado gasto de energia elétrica direcionado ao conforto térmico dos ambientes através de climatização artificial é o principal alvo do estudo, sendo que parte desta demanda pode ser reduzida consideravelmente por meio de bons projetos arquitetônicos no que se refere à orientação solar e proteções mecânicas, juntamente a um projeto de isolamento térmico que amenize as perdas de calor do edifício. Baseado nisto, o presente estudo, enquadrado no âmbito de pesquisa experimental, foi elaborado com o intuito de analisar o potencial de um fator fundamental para a eficiência energética de edificações, o isolamento térmico. Verificou-se que no Brasil, a utilização de materiais isolantes térmicos em lajes é comum, porém boa parte da troca de calor da edificação com o meio externo se dá através do fechamento vertical externo do edifício, e esse ponto ainda não é tratado com atenção necessária na construção civil atual no País. Dentre as técnicas utilizadas para isolamento térmico de paredes externas, é dado enfoque ao External Thermal Insulation Composite System (ETICS), que é o isolamento térmico de fachadas pelo exterior. No trabalho apresentado, a aplicação do ETICS ocorre através de placas de Poliestireno Expandido (EPS). A parte experimental do trabalho foi realizada em protótipos pré-existentes de alvenaria. Foram realizados cálculos de características térmicas para comprovação de requisitos mínimos de desempenho. Com a execução do ETICS em um protótipo, obteve-se uma redução de 81% da transmitância térmica, interferindo consideravelmente na potência de condicionadores de ar necessária. A eficiência do sistema ficou evidente quando analisados os gráficos comparativos de temperaturas internas, sempre com o protótipo ETICS apresentando temperaturas mais amenas e estáveis, fazendo com que não fosse necessário o uso de equipamentos para resfriar o ambiente. No dia de maior diferença, quando temperatura externa máxima foi de 32,9°C ocorreu uma redução de 9,1°C em relação ao ambiente externo e 4,1°C para o protótipo sem ETICS, demonstrando a intervenção positiva do ETICS no desempenho térmico.
URI: http://hdl.handle.net/10737/938
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015MauricioHenriqueMottin.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons