Projetos na escola: uma metodologia para aprender no Ensino Fundamental

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2016-05-04
Orientador
Marchi, Miriam Ines
Banca
Marchi, Miriam Ines
Martins, Silvana Neumann
Oliveira, Eniz Conceição
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
Hoehne, Lucélia
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente estudo é resultado de uma pesquisa com intervenção pedagógica desenvolvida com uma turma trinta alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, realizada em uma escola pública da rede de ensino estadual, localizada na cidade de Boa Vista/RR, tendo como objetivo da pesquisa analisar a contribuição de projetos na melhoria de aprendizagem de alunos no Ensino Fundamental. Com base nas atividades desenvolvidas, observações, relatos dos alunos e professores, nas transcrições das filmagens e gravador de voz, foi possível investigar como os projetos podem contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. O referencial teórico segue pressupostos que abordam a Pedagogia de Projetos e o uso de ferramenta tecnológica: O Blog como forma de socialização de informações complementares. A metodologia utilizada para realizar o estudo foi de cunho qualitativo. Os resultados que emergiram da pesquisa realizada foram organizados em seis categorias: 1. Sensibilização para adesão dos professores ao projeto; 2. Análise do planejamento do conteúdo do trabalho de conclusão de série; 3. Encontros das discussões dos projetos; 4. Sensibilização para a adesão dos alunos ao projeto; 5. Análise do material utilizado e produzido pelos alunos; 6. Análise das entrevistas realizadas com os professores e alunos. Na análise dos resultados foi possível verificar que os estudos teóricos e as atividades propostas na intervenção pedagógica contemplaram as expectativas iniciais dos alunos; contribuíram para a produção de novos conhecimentos relacionados à temática principal do projeto desenvolvido pelos alunos sobre a cidade de Boa Vista; auxiliaram os professores no desenvolvimento de aulas mais inovadoras e próximas da realidade dos discentes; proporcionaram momentos de reciprocidade de conhecimento, de reflexão e de diálogo.

This study is the result of a survey of educational intervention developed with a group of thirty students of the sixth grade of elementary school, held in a public school in the state school system, located in Boa Vista / RR, the object of the research was to analyse the contribution of the project for the improvement of students’ learning in elementary schools. Based on the developed activities, observations, students’ and teachers’ reports, in the transcripts of film footage and voice recording, it was possible to investigate how the projects can contribute to improve the students’ learning in elementary schools. The theoretical framework follows the assumption that the use of the Pedagogy of Projects approach and the use of technological tools such as: The Blog as a means of socialization for further information. The methodology used to conduct the study which was of qualitative nature. Data collection conducted through interviews with students and teachers, as well as transcripts of film footage and voice recording. The results that emerged from the survey were organized into six categories: 1. The need of teachers’ awareness to support the project; 2. Analysis of the planning of contents to complete the grade; 3. Meetings to discuss the project; 4. Students’ awareness of the need to support the project; 5. Analysis of materials used and produced by the students; 6. Analysis of the interviews with teachers and students. In the analysis of the results it was verified that the theoretical studies and the activities proposed in the pedagogical intervention contemplated the students initial expectations; it contributed to the production of new knowledge related to the main theme of the project developed by students of the city of Boa Vista; it helped teachers develop more innovative and more down to earth classes closer to the students’ reality; it provided moments of reciprocal knowledge, reflection and dialogue.
Descrição
Palavras-chave
Projetos; Aprendizagem dos alunos; Ferramenta tecnológica
Citação
OLIVEIRA, Maria Bernadete Barbosa Lima. Projetos na escola: uma metodologia para aprender no Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 16 dez. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/978.