Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/982
Title: Educação Ambiental: percepções e ações de docentes e discentes do ensino público no município de Boa Vista/RR
Authors: Alves, Edna Odilair  Lattes
Keywords: Educação Ambiental;Práticas metodológicas;Ensino
Date of Defense: 25-Jun-2015
Issue Date: 4-May-2016
Citation: ALVES, Edna Odilair. "Educação Ambiental: percepções e ações de docentes e discentes do ensino público no município de Boa Vista/RR". 2015. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 jun. 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/982>.
Abstract: A Educação Ambiental vem sendo discutida por vários setores da sociedade, especialmente os ligados ao ensino. O ambiente escolar tornou-se um local importante em virtude da organização curricular e das ações práticas pedagógicas que contemplam as necessidades educacionais da comunidade, fazendo um paralelo entre a formação escolar e a aplicabilidade no cotidiano dos alunos, transformando todo um contexto. Baseada em autores como Carvalho (2004), Dias (1992) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), a presente pesquisa contextualizou o ensino da Educação Ambiental através das percepções e ações de docentes e discentes do ensino público no município de Boa Vista, Roraima. A investigação teve como problematização a importância das atividades práticas pedagógicas de Educação Ambiental para uma escola pública de Boa Vista/RR. Buscou-se analisar as práticas dos docentes utilizadas para o desenvolvimento de ações que envolvam a Educação Ambiental em uma escola pública do município de Boa Vista/RR. Os objetivos específicos que nortearam a pesquisa foram: relacionar os principais aspectos da Educação ambiental contidos na legislação vigente, evidenciar uma experiência com alunos do 6º ano e 9º ano de uma escola pública da rede estadual e identificar a percepção dos docentes e discentes no que se refere à temática abordada no âmbito escolar. Fundamentada em autores como Gil (2002), Pádua (2004) e Cervo (2007) foi utilizada na pesquisa uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e delineada como pesquisa de campo e bibliográfica. Fazendo uso de questionários aplicados com docentes e discentes para coleta de dados, os resultados apontaram que a compreensão e divulgação das ações realizadas, no que se refere à temática abordada, é um fator positivo ao desenvolvimento de uma Educação Ambiental comprometida com a formação cidadã do aluno.
La Educación Ambiental viene siendo discutida por varios sectores de la sociedad, especialmente ligados a la enseñanza. El ambiente escolar se tornó un local importante en virtud de la organización curricular y de las acciones prácticas pedagógicas que contemplan as necesidades educacionales de la comunidad, haciendo un paralelo entre la formación escolar y la aplicabilidad en lo cotidiano de los alumnos, transformando todo el contexto. Basado en los autores como Carvalho (2004), Dias (1992) y en los Parâmetros Curriculares Nacionais(2001), la presente pesquisa contextualizo la enseñanza de la Educación Ambiental a través de las percepciones y acciones de docentes y dicentes de la enseñanza pública en el municipio de Boa Vista, Roraima. Tuve como problematización, ¿cuál la importancia de las actividades prácticas pedagógicas de Educación Ambiental para una escuela pública de Boa Vista/RR? Y como objetivo general, buscó analizar las prácticas de los docentes utilizadas para el desarrollo de acciones que involucran la Educación Ambiental, en una escuela pública de municipio de Boa Vista/RR. Los objetivos específicos que nortearon la pesquisa fueron: relacionar los principales aspectos de la Educación ambiental contenidos en la legislación vigente, evidenciar una experiencia con alumnos del 6º año y 9º año de una escuela pública de la red estatal y identificar la percepción de los docentes y dicentes e en lo que se refiere a la temática abordada en el ámbito escolar. Fundamentada en autores como Gil (2002), Pádua (2004) y Cervo (2007), se utilizó en la pesquisa de abordaje cualitativa, de naturaleza exploratoria, delineada como pesquisa de campo y bibliográfica. Haciendo uso de cuestionarios, aplicados con docentes y dicentes para colecta de datos. Los resultados apuntaron que la comprensión y divulgación de las acciones realizadas, en lo que se refiere a la temática abordada, se torna un factor positivo al desarrollo de una Educación Ambiental comprometida con la formación ciudadana del alumno.
URI: http://hdl.handle.net/10737/982
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015EdnaOdilairAlves.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons