AJUDA DA BDU

Índice:

Fechar Janela
Percorrer
Pesquisar
Busca avançada
Pesquisar por Assunto
Comunidades
Coleções
INSCREVER-SE na BDU
Depositar
Formatos de arquivos
Handles
Minha BDU
Editar perfil
Receber alertas por e-mail
 

A BDU captura, distribui e preserva resultados digitais de pesquisas. Aqui você pode encontrar artigos, documentos de trabalho, relatórios técnicos, documentos de conferências e conjuntos de dados em diversos formatos digitais.

O conteúdo da BDU está organizado em torno de comunidades que podem corresponder a entidades administrativas, como escolas, departamentos, laboratórios e centros de investigação. Dentro de cada comunidade pode haver um número ilimitado sub-comunidades e um número ilimitado de coleções. Cada coleção pode conter um número ilimitado de itens.


PERCORRER Início

Percorrer permite consultar uma lista numa determinada ordem:

Percorrer por Comunidade/Coleção permite consultar as várias Comunidades disponíveis e visualizar as respectivas coleções.

Percorrer por Título permite consultar uma lista ordenada alfabeticamente dos títulos de todos os itens disponíveis na BDU.

Percorrer por Autor permite consultar uma lista ordenada alfabeticamente dos autores de todos os itens disponíveis na BDU.

Percorrer por assunto permite consultar através de uma lista alfabética de assuntos atribuídos a itens na BDU.

Percorrer por Data permite consultar uma lista de todos os documentos por ordem cronológica crescente ou decrescente.

Você pode entrar no sistema (log on) se:

Depositar é a função que permite aos administradores adicionar um documento a BDU. O processo de depósito inclui o preenchimento de informação sobre o documento num formulário de metadados e em seguida o envio do(s) arquivo(s) que contém o documento digital. Cada comunidade estipula as suas próprias políticas de depósito. Veja no Guia Como depositar documentos na BDU para uma introdução a este processo.

Minha BDU é uma página pessoal, mantida por cada Comunidade integrante da BDU. Esta página pode conter uma lista dos itens que estão em processo de depósito, ou uma lista das tarefas que necessitam ser executadas, tal como a edição, revisão, ou verificação. Esta página manterá, também, informação sobre os serviços pessoais oferecidos pela BDU, tal como a notificação por correio eletrônico quando novos documentos são adicionados a uma coleção.

Editar Perfil permite alterar a sua senha de acesso.


PESQUISAR Início

Para pesquisar por toda a BDU, utilize os menus de pesquisa, simples e avançada, localizados no topo da barra da navegação, à esquerda ou a caixa da pesquisa no centro da página inicial.

Para limitar a sua pesquisa a uma Comunidade, Sub-comunidade ou a uma coleção específica, navegue até essa Comunidade, Sub-comunidade ou coleção e utilize a barra da pesquisa nessa página.

Search Box

A BDU utiliza o mecanismo de pesquisa Jakarta Lucene Apresentamos algumas sugestões de como realizar uma pesquisa:

O que é pesquisado na pesquisa por palavra-chave:
A(s) palavra(s) que são introduzidas na caixa da pesquisa são automaticamente pesquisadas no título do(s) documento(s), do nome do(s) autor(s), resumo, série, patrocinador, identificador e texto indexado dos documentos de cada item.

O que não é procurado (palavras "vazias"):
O mecanismo de pesquisa ignora determinadas palavras, que são freqüentemente utilizadas na língua inglesa ou portuguesa, mas que são ignoradas quando efetuamos uma pesquisa. As palavras "vazias" são:

"a", "and" , "are" , "as" , "at" , "be" , "but" , "by" , "for" , "if", "in", "into", "is" ,"it" ,"no" , "not" , "of" , "on" , "or" , "such", "the" , "to", "was", "a", "ainda", "ambas", "ambos", "antes", "ao", "aonde", "aos", "aquele", "aqueles", "as", "assim", "com", "como", "contra", "contudo", "cuja", "cujas", "cujo", "cujos", "da", "das", "de", "dela", "dele", "deles", "demais", "depois", "desde", "desta", "deste", "dispõe", "dispõem", "diversa", "diversas", "diversos", "do", "dos", "durante", "e", "ela", "elas", "ele", "eles", "em", "então", "isso", "isto", "logo", "mais", "mas", "mediante", "menos", "mesma", "mesmas", "mesmo", "mesmos", "na", "nas", "nas", "nem", "nesse", "neste", "nos", "o", "os", "ou", "outra", "outras", "outro", "outros", "pelas", "pelas", "pelo", "pelos", "perante", "pois", "por", "porque", "portanto", "quais", "qual", "qualquer", "quando","quanto", "que", "quem", "quer", "se", "seja", "sem", "sendo", "seu", "seus", "sob", "sobre", "sua", "suas", "tal", "também", "teu", "teus", "toda", "todas", "todo", "todos", "tua", "tuas", "tudo", "um", "uma", "umas", "uns".

Truncagem
Utilize um asterisco (*) depois da raiz de uma palavra, para obter os registros que contenham qualquer uma das palavras que começam com essa raiz, por exemplo:

Proce*
Resultado: processo, procedimento, processar, processual, proceder.

Decorrentes
O mecanismo de busca automaticamente expande palavras com terminações comuns a fim de incluir plurais.

Pesquisar Frases
Para pesquisar várias palavras como uma frase, use aspas (").

Por exemplo: "Programação estruturada"

Para recuperar documentos com palavras desejadas
Utilizar o sinal mais (+) antes de uma palavra caso desejar que ela obrigatoriamente apareça no resultado da pesquisa.

Por exemplo:

+ lei + direito (as duas obrigatórias).

lei + direito (lei opcional e direito obrigatória).

Para eliminar documentos com palavras não desejadas
Utilizar o sinal menos (-) antes de uma palavra caso desejar que ela não esteja presente nos resultados da pesquisa. Você pode também utilizar o operador NOT. Assim poderá eliminar documentos não desejados dos resultados da sua pesquisa.

Por exemplo:

Treinamento - gato ou Treinamento NOT gato (Encontra os documentos que contêm a palavra "Treinamento", exceto aqueles que contêm também a palavra "gato").

Pesquisa Booleana

Os seguintes operadores booleanos podem ser utilizados para combinar termos.

OS OPERADORES DEVEM SER INSERIDOS EM MAIÚSCULAS!

AND (e) Para encontrar documentos que contenham todas as palavras combinadas com este operador.

Por exemplo:

Pensão AND alimentícia (Recupera todos os documentos que contenham ambas as palavras "pensão" e "alimentícia").

OR (ou) Para encontrar documentos que contenham qualquer uma das palavras ou das frases combinadas com este operador.

Por exemplo:

Crime OR delito (Recupera todos os documentos que contenham a palavra "crime" ou a palavra "delito", ou ambas).

NOT (não)Para excluir os documentos que contenham a palavra introduzida após o operador.

Por exemplo:

Imposto NOT taxa (Recupera todos os documentos que contenham a palavra "imposto" exceto aqueles que contenham também a palavra "taxa").

Podem ser usados parênteses para agrupar termos da pesquisa em conjuntos. Em seguida os operadores podem então ser aplicados aos conjuntos.

Por exemplo:

(alimentos OR pensão) AND (separação OR divórcio)

PESQUISA AVANÇADA Início

A página de pesquisa avançada permite especificar os campos que você deseja pesquisar, e você pode combinar esses campos com os operadores booleanos "e", "ou" ou "não".

Você pode restringir sua pesquisa a uma comunidade, clicando na caixa do topo da pesquisa. Se você quiser sua pesquisa para abranger toda a BDU, selecione a opção "Tudo na BDU" na mesma caixa.

Em seguida, selecione o campo de pesquisa na coluna da esquerda e digite termo que você deseja pesquisar, na coluna da direita. Você pode selecionar o operador booleano para combinar termos.

Nota: Você deve utilizar as caixas de entrada em ordem. Se você deixar o primeiro branco a sua pesquisa não irá funcionar.


Pesquisar por Assunto Início

Um vocabulário controlado é um conjunto de condições que formam um dicionário de descrições de tipos específicos de conteúdo ou assunto. Estas normas são mantidos por órgãos, a fim de uniformizar a forma de materiais semelhantes que são divididas em arquivos. Isto ajuda para aumentar a probabilidade de que os materiais relevantes serão devolvidos pela pesquisa do usuário.

Filtrando a lista de categorias você irá remover quaisquer resultados que não coincidem com o filtro. Os demais termos são de qualquer categoria ou sub-categoria que inclui o termo do filtro. Expandindo cada categoria você visualizará os termos (ou sub termos) que correspondem ao filtro.

Para procurar itens por categoria de assunto, marque as caixas ao lado das categorias que for necessário, antes de clicar em "Procurar ...". A pesquisa irá retornar todos os itens que corresponderem exatamente as categorias selecionadas, ou que são classificados níveis abaixo de um nível mais elevado categoria. Clicando no "+" ao lado da categoria irá expandir a árvore para mostrar-lhe que refinamentos estão disponíveis para a categoria selecionada.


COMUNIDADES Início

O conteúdo da BDU é organizado em torno de Comunidades que podem corresponder às unidades orgânicas e administrativas do Centro Universitário UNIVATES. Dentro de cada Comunidade pode haver um número ilimitado de coleções. Dentro de cada coleção pode haver um número ilimitado de itens. Esta organização permite ao sistema uma certa flexibilidade para acomodar as diversas necessidades das Comunidades, permitindo:

Cada Comunidade tem sua própria página, com informações, notícias e links que refletem os seus interesses, assim como uma lista das coleções dentro de cada Comunidade.


COLEÇÕES Início

As Comunidades podem manter um número ilimitado de coleções na BDU. As coleções podem ser organizadas em torno de um tópico, por tipo de documento ou informação (tal como artigos, teses/dissertações, legislação, discursos, palestras, relatórios, etc.) ou por qualquer outro método de classificação que cada Comunidade considerar útil para organizar os seus documentos digitais. As coleções podem ter diferentes políticas e fluxo de trabalhos (workflow) diferentes.

Cada coleção na BDU tem sua própria página de entrada apresentando informações, notícias e links refletindo os interesses dos usuários desta coleção.


INSCREVER-SE NA BDU Início

Quando entrar em uma área da BDU que requeira uma autorização para acesso, o sistema irá solicitar que introduza o seu endereço de correio eletrônico e uma senha de acesso. Qualquer pessoa pode registrar-se para se tornar usuário do sistema. Algumas funções restritas, tais como o depósito de conteúdos, requerem uma autorização específica da Comunidade.

Antes de usar a BDU pela primeira vez terá de se registrar. Para isso deve selecionar qualquer uma das opções no menu "Inscrever-se" e seguir o apontador "Clique aqui para se registrar". Em seguida vai ser necessário introduzir o seu endereço do correio eletrônico (e-mail) e senha de acesso no formulário de acesso. O endereço de e-mail digitado deve estar completo, com o nome de usuário e domínio. Note que, aqui, não há diferenciação entre maiúsculas e minúsculas.

Exemplo: seu_login@universo.univates.br

Digite a sua senha de acesso exatamente conforme a introduziu originalmente. Note que, em relação à senha, o sistema é sensível a maiúsculas e minúsculas. Em seguida pressione o botão "Entrar" para continuar.


DEPOSITAR Início

Interromper o processo de depósito:

Em qualquer momento no processo de depósito, é possível cancelar e salvar o item, para continuar depois, selecionando a opção "cancelar/salvar" localizada no pé da página. Os dados que já foram submetidos serão armazenados até que volte ao processo de depósito. Será avisado através da página "Minha BDU" que tem um processo de depósito pendente. Se sair acidentalmente de um processo de depósito, pode sempre retomá-lo através da página "Minha BDU" . Pode ainda cancelar o seu depósito em qualquer momento.

Escolher uma coleção:

Barra de progresso - botões ovais no alto da página:

No alto das páginas de depósito encontra sete (7) botões ovais que representam cada etapa no processo de depósito. Ao longo do processo de submissão esses botões ovais mudam de cor indicando em qual estágio você se encontra. Depois de iniciado o processo, é possível também utilizar estes botões para avançar ou recuar dentro do processo de depósito. Suas informações não se perderão através deste método.

Progress Bar

Selecionar uma Coleção:

Clique na seta à direita da caixa de diálogo para ver uma lista das coleções. Clique na coleção em que deseja adicionar os seus itens.

É necessária a autorização da Comunidade para depositar um item à uma das coleções. Tal autorização é dada através da definição prévia de workflows para cada coleção. Se pretender depositar um documento na BDU, mas não consegue encontrar uma Comunidade apropriada, deve entrar em contato com o Administrador da BDU Assim, você poderá obter informações sobre como estabelecer uma Comunidade dentro da BDU.

Selecione a opção "Avançar" para continuar, ou "Cancelar/Salvar" para cancelar e salvar ou simplesmente cancelar seu depósito.


DEPOSITAR: Descreva o seu Item - Página 1 Depositar Início

Se você selecionar qualquer opção nesta página, será apresentado um novo formulário de introdução de dados construído para registrar informações complementares. Caso contrário, receberá o formulário padrão de entrada.

* Mais de um título - Às vezes um documento tem mais de um título, talvez uma abreviação, um acrônimo ou um título em uma outra língua. Se este for o caso, e quiser registrar essa informação, selecione esta opção.

* Previamente publicado - Aos novos itens que não tenham sido publicados ou distribuídos previamente, será atribuída uma data de publicação pelo sistema, após a inclusão na BDU . Se estiver entrando com itens que já tenham sido distribuídos ou publicados, selecione esta opção. Será exibido um formulário para introdução de dados sobre a publicação.

* Arquivos Múltiplos - Um item pode ser composto por mais de um arquivo na BDU. Um exemplo disto será um documento que contenha um arquivo de texto, uma simulação em vídeo e um arquivo de dados. Se você quiser depositar mais de um arquivo para o mesmo item, clique nesta opção.

Selecione a opção "Avançar" para continuar, ou "Cancelar/Salvar" para cancelar e salvar ou simplesmente cancelar seu depósito.


DEPOSITAR: Descreva o seu Item - Página 2 Depositar Início

A informação que introduzir nestas duas telas, constituirá um registro de metadados que permitirá pesquisar e encontrar os seus documentos utilizando motores de pesquisa. Quanto mais completo for o registro de metadados, mais fácil será encontrar o(s) seu(s) item(s). Assim, preencha todos os campos aplicáveis ao seu item.

Autor:

Pode ser uma pessoa, organização ou serviço responsável pela criação e contribuição para o conteúdo do item. Clicando no botão "Adicionar mais" você poderá colocar quantos autores forem necessários. Exemplos:

Author submit

Se o autor for um órgão, organização, entidade etc., utilize a primeira caixa "Último nome" para introduzir o nome:

author submit


Título:

Insira a designação completa do documento através do qual deverá ser conhecido. Todos os itens da BDU devem ter um título!

title submit


Outro título: (Atenção - esta caixa da entrada aparece somente se foi indicado na primeira página que o documento tem mais de um título!).

Se o item tiver um título alternativo válido, por exemplo, um título em outra língua ou uma abreviação do título, então insira-o aqui. Exemplo:

Other title


Data de publicação: (nota - esta caixa da entrada aparece apenas se tiver sido indicado na primeira página que o item já foi previamente publicado ou distribuído. Se a BDU for o primeiro meio de distribuição deste documento, será atribuída uma data pelo sistema quando da sua inclusão no sistema).

Se o item já foi previamente publicado ou tornado público, insira a data no campo: Data de publicação. Pode selecionar o mês, ou selecionar "Sem mês" no campo "Mês", caso não saiba o mês. Se não conhecer o dia exato em que foi publicado o documento, deve deixar o campo "Dia" vazio.

date of issue


 

Editora: (Atenção - esta caixa de entrada aparece apenas se tiver sido indicado na primeira página que o documento foi previamente publicado ou distribuído!).

Introduza o nome da editora do documento.


Citação: (Atenção - este caixa de entrada aparece apenas se tiver sido indicado na primeira página que o documento foi previamente publicado ou distribuído!).

Entre com os dados de citação, se o item for um artigo de jornal ou revista, ou parte de um trabalho mais amplo, como um capítulo de um livro. Para artigos de revistas ou de jornais, inclua o título da revista ou jornal, o número do volume, fascículo, data e paginação.
Para capítulos de livros, inclua o título do livro, local de publicação, editora, data e paginação.


Número de Série:

Algumas coleções da BDU possuem número de série, tais como Relatórios Técnicos ou Documentos de Trabalhos. No caso destas coleções, deve existir um valor padrão no campo Nome da Série, que não deve ser alterado. Mas, deve-se entrar com o número do documento no campo número do Relatório ou Documento.

Series


Identificadores:

Caso tenha conhecimento de algum número único ou código que identifique o item em qualquer sistema, insira-o aqui. Clique na seta à direita da caixa de entrada e selecione uma das opções disponíveis. As opções disponíveis são:

Govt.doc # - Government Document Number - ex.: NASA SP 8084
ISBN - International Standard Book Number - ex.: 0-1234-5678-9
ISSN - International Standard Serial Number - ex.: 1234-5678
ISMN - International Standard Music Number - ex.: M-53001-001-3
URI - Universal Resource Identifier - ex.: http://www.univates.br/bdu/help/index.html
Outro - Um identificador raro designado a um documento que não consta nas opções acima referidas


Tipo:

Selecione o tipo ou gênero de trabalho que melhor se ajuste ao seu item. Para selecionar mais de que um valor da lista, você deve pressionar e segurar a tecla "ctrl" ou a tecla "shift".

Idioma:

Selecione o idioma predominante do seu item. Se o valor padrão (Português-Brasil) não for apropriado, clique na seta ao lado direito da caixa, para ver uma lista dos idiomas mais usados pelo sistema. Exemplo:

language

Se o seu item não é um documento textual, ou o idioma utilizado não consta na listagem, selecione a opção "Outra Opção".

Clique no botão "Avançar" para continuar, ou "Cancelar/Salvar" para cancelar e salvar ou cancelar seu depósito.


DEPOSITAR: Descrever o seu Item - Página 3 Depositar Início

Assunto/Palavras chave:

Insira todas as palavras-chave necessárias para descrever o seu item, desde as mais gerais até às mais específicas. Quanto mais palavras-chave usar, mais possibilidades terão os usuários de encontrar este item em suas pesquisas. Utilize uma caixa de entrada para cada palavra-chave, ou frase. Pode adicionar mais caixas de entrada clicando no botão "Adicionar mais".

Exemplo:

keywords

Sua comunidade pode sugerir o uso de um vocabulário específico, taxonomia ou thesaurus. Se for esse o caso, por favor, selecione seu(s) assuntos desta lista.


Resumo:

Você pode tanto copiar e colar um resumo nesta caixa, como simplesmente digitá-lo. Não há limite para o comprimento do resumo. Nós recomendamos o uso deste campo para a conveniência dos usuários finais e para melhorar as capacidades dos mecanismos de busca.

Patrocinadores:

Se o seu item resulta de uma pesquisa patrocinada ou financiada, pode fornecer a informação sobre o patrocinador(es) na caixa de entrada: "Patrocinadores". Esta é uma caixa de preenchimento livre que permite inserir qualquer nota. Exemplo:

sponsor

 


Descrição:

Aqui pode ser inserida qualquer outra informação relevante para descrever seu item, ou comentários que possam ser de interesse para os usuários deste item.

Clique no botão "Avançar" para continuar, ou "Cancelar/Salvar" para cancelar e salvar ou cancelar seu depósito.


DEPOSITAR: Vocabulário Controlado Depositar Início

Um vocabulário controlado é um conjunto de normas que formam um dicionário de descrições de tipos particulares de conteúdos ou assuntos. Estas normas são mantidos por órgãos, a fim de uniformizar a forma de materiais semelhantes que são categorizados em arquivos.

A precisão categorizada de materiais usando um vocabulário controlado aumenta a probabilidade de que os resultados relevantes serão devolvidos aos usuários na pesquisa por arquivos individuais ou múltiplos.

Para entrar com um termo de vocabulário controlado no formulário, selecione "Categorias de Assuntos" de debaixo do campo de entrada. Será aberta uma janela contendo os vocabulários disponíveis. Você pode filtrar a lista de vocabulários como descrito acima, a fim de encontrar os termos mais relevantes para seu depósito. Depois de ter encontrado o termo que você quer entrar, basta clicar sobre ele, e ele será automaticamente inseridos no formulário de depósito e irá fechar a janela de pop-up. Você pode adicionar quantas termos de categorias de assuntos desejar no formulário. Use "Adicionar mais" para gerar mais caixas de entrada.

Filtrando a lista de categorias irá remover quaisquer termos que não coincidem com o filtro. Os demais termos são qualquer categoria ou sub-categoria que inclui o termo do filtro. Expandindo cada categoria você visualizará os termos (ou sub termos) que correspondem ao filtro.


Enviar um Arquivo Depositar Início

Existem dois métodos de se inserir o nome do arquivo a ser enviado:

  1. Insira o nome do arquivo e o respectivo caminho de acesso, na caixa de entrada, e em seguida pressione o botão "Avançar" localizado no canto inferior direito da tela.

  2. Clique no botão "Procurar" e aparecerá uma janela com os seus arquivos. Navegue através das pastas/diretórios até encontrar o arquivo que pretende enviar. Clique duas vezes no nome do arquivo desejado e seu nome será inserido na caixa de entrada.

Assim que o arquivo correto estiver na caixa de entrada, clique no botão "Avançar" para continuar.

Descrição do arquivo:

Se você especificou no início do processo de depósito que seu item consiste em mais de um arquivo, você verá uma caixa de entrada marcada com "Descrição do Arquivo". A informação inserida ajudará os usuários a entender quais dados se encontram em cada arquivo, tais como "artigo principal", ou "imagens", ou "programa de computador" ou "conjunto de dados" (dataset). Entre com a descrição de cada arquivo e clique no botão "Avançar" para continuar.


SUBMETER: Formatos de arquivos: Depositar Início

Para arquivar devidamente e permitir o acesso a um arquivo, é necessário saber qual é o seu formato, por exemplo: "PDF", "HTML", "Microsoft Word"... Se o sistema não reconhecer automaticamente o formato do arquivo, você deverá descrevê-lo. Se o formato do arquivo aparecer na lista fornecida, selecione-o e pressione o botão "Depositar". Caso não encontre o formato na lista, selecione "Formato não listado", e descreva o formato na caixa de texto, localizada na parte inferior da página. Lembre-se de dar o nome de aplicação utilizada para criar o arquivo, assim como a versão de aplicação, por exemplo: "Autodesk AutoCad R20 para UNIX".

Mais informações sobre formatos de arquivos veja Formatos de arquivos suportados pela BDU.

Arquivo enviado

Após enviar um arquivo, verifique as informações apresentadas na tabela para se assegurar que estão corretas. Existem duas formas de verificar se os arquivos foram corretamente enviados:

Se você estiver enviando apenas um arquivo, clique em "Avançar" quando estiver seguro que arquivo foi enviado corretamente.

Se você estiver enviando mais de um arquivo, clique no botão "Adicionar outro arquivo". Quando todos os arquivos relativos ao seu item forem enviados com sucesso, clique em "Avançar".

Se você estiver carregando uma página HTML com arquivos embutidos, clique no botão "Adicionar outro arquivo", e fazer o upload de todos arquivos ou bitstreams referenciado na página HTML. Depois de todos terem sido enviados, na coluna marcada como "Bitstream Primária", selecione o arquivo ou bitstream que é a página principal. Isso irá garantir que todos os seus arquivos serão exibidos corretamente na página HTML. Em seguida, clique no botão "Próximo".


Checksums - Somas de verificação

A BDU gera um checksum MD5 para cada arquivo que é armazenado. Este checksum é utilizado internamente para verificar a integridade dos arquivos ao longo do tempo (o checksum de um arquivo nunca deve modificar). Você pode utilizar este checksum para se assegurar de que o que recebemos é realmente o arquivo que enviou.

Para isso, clique em"Mostrar Checksum" na página "Enviar arquivo ". O checksum MD5 gerado pela BDU para cada arquivo recebido será exibido do lado direito do nome do arquivo. Você precisará de um programa local para gerar os seus próprios checksums dos arquivos, e verificar se seus resultados são iguais aos da BDU . Em muitos sistemas UNIX , o programa usado é o md5sum. Por exemplo, digite "md5sum [nome do arquivo]" para cada arquivo que pretender verificar, o resultado deve ser exibido na tela. Para computadores com Windows, existem ferramentas MD5 disponíveis gratuitamente. Por exemplo, md5 (disponível em: http://www.fourmilab.ch/md5/), ou md5sum disponível no pacote textutils no Cygwin (http://www.cygwin.com/). Todos estes programas deverão ser rodados a partir de um terminal de linha de comando. A saída total gerado pela ferramenta md5 para seu arquivo local deve ser exatamente igual ao do arquivo enviado, cujo checksum pode ser verificado na BDU.


DEPOSITAR: Verificar o depósito Depositar Início

Esta página permite que você revise as informações inseridas para descrever o item. Para corrigir ou editar essas informações, clique no botão correspondente à direita, ou use os botões ovais na barra de progresso no topo da página. Quando estiver seguro de que a submissão está em ordem, clique em "Avançar" para continuar.

Clique na opção "Avançar" para continuar, ou "Cancelar/Salvar" para cancelar e salvar.


DEPOSITAR: Licença Depositar Início

A BDU requer a este licença não-exclusiva de distribuição antes de seu item pode aparecer na BDU. Por favor, leia cuidadosamente a licença. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com o Administrador da BDU.


DEPOSITAR: Depósito Concluído Depositar Início

Agora que seu depósito foi efetuado com sucesso, ele entrará no processo de workflow designado para a coleção na qual você está depositando. Algumas coleções requerem que a submissão passe por um processo de edição e revisão, enquanto outras podem aceitar imediatamente sua submissão. Você receberá um e-mail de notificação assim que seu item se tornar parte da coleção, ou se por alguma razão existir algum problema com sua submissão. Você pode checar o andamento de sua submissão através da página "Minha BDU".


HANDLE, identificador persistente Início

Quando seu item se torna parte do acervo da BDU, é designado à ele uma URL persistente. Isto significa que, ao contrário da maior parte dos URLs, este identificador não mudará quando o sistema migrar para um novo equipamento (hardware), ou quando mudanças ocorrerem no sistema. A BDU se compromete em manter a integridade do identificador de maneira que você possa utilizá-lo com segurança e sempre se referir ao documento citando-o em publicações e outros meios de comunicação. Nossas URLs persistentes são registradas com o Handle System, um sistema para designar, gerenciar e resolver identificadores persistentes, mais conhecidos como "handles", para documentos digitais e outros recursos na Internet. O sistema Handle é administrado pela Corporation for National Research Initiatives (CNRI), que realiza, apóia e promove pesquisas de interesse público.


Minha BDU Início

Se você tem autorização para Depositar itens na BDU, ou se é responsável pela manutenção de coleções ou metadados, terá uma página "Minha BDU". Nela você poderá encontrar:


Editar Perfil Início

Esta página permite alterar a sua informação pessoal na BDU. Para efetuar alterações deve entrar (fazer log on) no sistema com a sua senha de acesso.


Receber alertas por e-mail Início

Os usuários podem subscrever para receber alertas por de e-mail, quando é adicionado um documento novo a uma coleção. Os usuários podem subscrever-se em quantas coleções desejarem. Para subscrever:


Para maior assistência...

Início

Para maior assistência, contate a gerência pelo e-mail (bdu@univates.br) ou pelo telefone: 3714 7000 Ramal 5560/5557.