Nenhuma miniatura disponível
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Pontes são estruturas que podem ser chamadas de obras de arte especiais (OAE) utilizadas para transpor rios. Em vista da importância destas estruturas, há uma preocupação constante com a manutenção da segurança e da sua funcionalidade durante a vida útil. Tendo em vista esta preocupação, com o objetivo de evitar a perda da sua funcionalidade ocasionada pelo surgimento de manifestações patológicas, se torna necessária a realização de inspeções. Considerando a importância destas estruturas e a necessidade de conservação das mesmas, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento sobre as manifestações patológicas encontradas nas pontes localizadas no município de Taquari/RS. Para verificar seu estado de conservação foram realizadas vistorias, com base na inspeção rotineira recomendada pela NBR 9452 (ABNT, 2019), em três OAE, sendo uma de madeira, uma de estrutura mista (aço e madeira) e uma de concreto armado. A análise de dados foi elaborada a partir da classificação por notas para os parâmetros relacionados à estrutura, durabilidade e funcionalidade, na sequência foram apresentadas sugestões de terapias a serem realizadas em função das manifestações patológicas visualizadas. De forma geral, observou-se que as estruturas de madeira possuem manifestações patológicas do tipo abrasão mecânica do tabuleiro e ataque por agentes bióticos e abióticos. A ponte de estrutura mista apresenta corrosão dos elementos de aço, e a ponte de concreto apresenta uma fissura que pode ter sido ocasionada por recalque do corpo do aterro. As três estruturas podem ser classificadas como críticas, com elevado nível de degradação.

Bridges are structures that can be called special works of art used to cross rivers. Given the importance of these structures, there is a constant concern for the maintenance of their safety and functionality throughout their lifespan. With the aim of preventing the loss of functionality caused by the emergence of pathological manifestations, inspections are necessary. Considering the importance of these structures and the need for their conservation, this study aims to present a survey of pathological manifestations found in bridges located in the municipality of Taquari, Brazil. Inspections were carried out to assess their condition, based on the routine inspection recommended by NBR 9452 (ABNT, 2019), on three SWA, one made of wood, one of mixed structure (steel and wood), and one of reinforced concrete. Data analysis was conducted based on scoring parameters related to structure, durability, and functionality, followed by suggestions for appropriate interventions based on the observed pathological manifestations. Overall, it was observed that the wooden structures exhibited pathological manifestations such as mechanical abrasion of the deck and attack by biotic and abiotic agents. The mixed structure bridge showed corrosion of the steel elements, and the concrete bridge exhibited a crack that may have been caused by settlement of the embankment. All three structures can be classified as critical, with a high level of degradation.
Palavras-chave
pontes; manifestações patológicas em pontes; inspeção rotineira; bridges; pathological manifestations in bridges; routine inspection
Citação
LOPES, Israel Da Silva. Levantamento das Manifestações Patológicas Encontradas em Pontes Localizadas no Município de Taquari/RS. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 jul. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3865.