Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A Língua Brasileira de Sinais é a base da interação da comunidade surda na sociedade. É a língua que possibilita a inserção deste grupo linguisticamente minoritário com as demais pessoas. Nos cursos da área da saúde o ensino de Libras é optativo. Enfatizando a importância da temática sob o aspecto da inclusão social e do ensino superior, o presente trabalho apresenta como objetivo principal investigar como os graduandos da área da saúde do curso de Enfermagem compreendem o ensino de Libras na sua formação a partir da experiência de práticas curriculares do exercício profissional com surdos. Trata-se de uma investigação qualitativa e descritiva desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado de Rondônia. Como participantes desta pesquisa, fizeram parte, quatro acadêmicos do curso de Enfermagem, a coordenadora do Núcleo da Saúde e a professora de Libras. Como instrumento de coleta de dados foi realizado um grupo de discussão com os acadêmicos e entrevistas semiestruturadas com a coordenadora e a professora. Como técnica de análise, optou-se pela análise textual discursiva. Em análise das falas dos participantes e de referenciais teóricos afins, emergiram três categorias: Aproximações e Distanciamentos Entre o Ensino de Libras nos Cursos da Saúde e as Práticas Curriculares do Exercício Profissional, na qual identificou a escassez de especificidades da área da saúde na disciplina de Libras, sendo um fator limitante para interação profissional/surdo. A segunda categoria refere-se a Práticas Pedagógicas da Disciplina de Libras na Área da Saúde, identificando-se a utilização de vídeos, resolução de situações problemas, aplicativos/softwares e a presença física do surdo como as mais relevantes. A última categoria emerge sobre O Ensino de Libras e o Exercício Profissional de Acadêmicos de Enfermagem, a qual levantou questões de como o exercitar da língua contribui para o seu aprendizado, bem como a necessidade de mais ações e eventos sociais voltados para a comunidade surda. Conclui-se que as maiores dificuldades do ensino de Libras na área da saúde estão relacionadas a falta de contextualização do conteúdo proposto pela ementa da disciplina com a área profissional da saúde, destacando a importância de um professor que desenvolva práticas pedagógicas que favoreçam o aprendizado conforme área de atuação e também que as instituições de ensino promovam promover mais ações de interação entre surdo e ouvinte.

The Brazilian Sign Language is the basis of the interaction of the deaf community in society. It is the language that allows the insertion of this linguistically minority group with other people. In health courses the teaching of Libras is optional. Emphasizing the importance of the theme under the aspect of social inclusion and higher education, the present paper presents as main objective to investigate how undergraduates in the health area of the Nursing course understand the teaching of Libras in their education from the experience of curricular practices of professional practice with deaf people. This is a qualitative and descriptive investigation developed in a Higher Education Institution in the interior of the State of Rondônia. As participants of this research, four nursing students, the coordinator of the Health Center and the professor of Libras were part of the study. A discussion group was conducted with the students and semi-structured interviews with the coordinator and the teacher as a data collection instrument. As an analysis technique, we opted for discursive textual analysis. In an analysis of the participants' statements and related theoretical references, three categories emerged: Approximations and Distances Between the Teaching of Pounds in Health Courses and the Curricular Practices of Professional Practice, in which he identified the scarcity of specificities of the health area in the discipline of Libras, being a limiting factor for professional/deaf interaction. The second category refers to Pedagogical Practices of the Discipline of Libras in the Health Area, identifying the use of videos, resolution of problem situations, applications/software and the physical presence of the deaf as the most relevant. The last category emerges on The Teaching of Pounds and the Professional Practice of Nursing Students, which raised questions about how the exercise of the language contributes to its learning, as well as the need for more actions and social events aimed at the deaf community. It is concluded that the greatest difficulties of teaching Libras in the health area are related to the lack of contextualization of the content proposed by the discipline's menu with the professional health area, highlighting the importance of a teacher who develops pedagogical practices that favor learning according to the area of activity and also that educational institutions promote more actions of interaction between deaf and hearing.
Palavras-chave
Libras; Surdo; Ensino Superior; Saúde; Ensino; Enfermagem; Pounds; Deaf; Higher education; Health; Teaching; Nursing
Citação
COSTA, Sibeli Balestrin Dalla. O ensino de libras no curso de enfermagem: compreensões de acadêmicos a partir da interação com surdos. 2022. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 jun. 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3402.
Coleções