O protagonismo e o planejamento diário de professores da Educação Infantil

Imagem em miniatura
2017-01
Orientador
Silva, Jacqueline Silva Da
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo investigar como professores da Educação Infantil evidenciavam, em seu planejamento diário, práticas de ensino que possibilitavam o Protagonismo Infantil de crianças da faixa etária de 4 a 5 anos de idade. Para maior compreensão do conceito de “Protagonismo Infantil” realizei uma revisão bibliográfica com destaque das ideias de autores italianos como Malaguzzi (1999), Edwards, Gandini e Forman (1999), para refletir sobre as práticas educacionais desenvolvidas em uma escola da rede pública de ensino de um município do Vale do Taquari/RS. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, visa apresentar a obtenção de dados extraídos do campo de pesquisa, através da análise e acompanhamento do planejamento de professores, bem como de uma entrevista semiestruturada e registros através de fotografias, filmagens e a escrita de um diário de bordo, de algumas situações de aprendizagens que foram desenvolvidas com as crianças, como instrumentos de pesquisa, o que deu corpo à análise. Pude constatar, através deste estudo, que a proposta pedagógica da escola investigada dá ênfase ao Protagonismo Infantil das crianças. Sendo assim, as crianças são coadjuvantes do seu ensino e de sua aprendizagem, uma vez que os projetos que norteiam os planejamentos emergentes dos professores surgem a partir das diferentes manifestações apresentadas pelas crianças através de situações lúdicas, nas quais elas apresentam os seus interesses e necessidades frente aos assuntos que as cercam. O planejamento flexível dos professores é decorrente de documentações pedagógicas que eles realizam diariamente, permeado pela escuta sensível, através das quais os professores conseguem registrar a evolução e processo de aprendizagem das crianças, bem como avaliam suas práticas pedagógicas. A estratégia de ensino utilizada pelos professores como estimuladora do Protagonismo Infantil é a organização de espaços pedagógicos dentro das salas de aulas. Apesar de estes espaços das salas de aula serem restritos, eles são significativos para as crianças, isto porque eles foram construídos juntamente com elas e podem ser explorados por elas a qualquer momento do dia.
Protagonismo infantil; Práticas pedagógicas; Projetos escolares
Citação
STEFFENS, Carine Rozane. O protagonismo e o planejamento diário de professores da Educação Infantil. 2016. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1375.
Coleções