Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
O ingresso no mercado de trabalho competitivo e especializado é um dos principais desafios enfrentados pelos egressos de instituições de ensino superior. Estar alinhado às necessidades e exigências do mercado é de suma importância para a carreira dos profissionais. À vista disso, é necessário que o preparo durante a graduação esteja de acordo com o requerido fora do cenário acadêmico. Sendo assim, esta monografia tem por objetivo analisar a percepção dos egressos do curso de Ensino Superior de Engenharia de Produção da Univates quanto ao seu preparo e qualificação ao ingresso no mercado de trabalho do Vale do Taquari/RS. O método utilizado para o levantamento de dados foi do tipo survey, com a aplicação de um questionário eletrônico aos egressos do curso entre os anos de 2011 e 2020. O questionário foi aplicado a 144 egressos e foram obtidas 45 respostas, representando 31,25% de respondentes dentro do total do público-alvo. Através dos resultados obtidos foi possível identificar o atual perfil do profissional graduado na instituição, bem como obteve-se resultado positivo quanto à percepção dos profissionais acerca de suas capacitações, atribuídas às suas respectivas admissões no mercado de trabalho da região. Dentre as habilidades e competências específicas, as requeridas em maior grau no contexto profissional são tanto técnicas quanto interpessoais. Como possíveis pontos de melhoria ao processo de ensino do curso, foi possível identificar que na visão dos egressos salienta-se uma maior aplicação de aulas práticas, tanto em laboratórios da instituição quanto em contato com as empresas da região. Ademais, o presente estudo obteve resultados positivos quanto a satisfação dos egressos no que diz respeito ao curso de graduação aqui contemplado.

The entry into the competitive and specialized job market is one of the main challenges faced by graduates of higher education institutions. Being aligned with the market needs and demands is of high importance for the career of professionals. In this view, it is necessary that the preparation during graduation is in accordance with the defendant outside the academic scenario. Thus, this monograph aims to analyze the perception of graduates of the Higher Education course of Production Engineering at Univates regarding their preparation and qualification to enter the job market of the Vale of Taquari/RS. The method used for data collection was survey type, with the application of an electronic questionnaire to graduates of the course between the years 2011 and 2020. The questionnaire was applied to 144 graduates and 45 responses were obtained, representing 31.25% of respondents within the total target audience. Through the results obtained it was possible to identify the current profile of the professional graduated in the institution, as well as obtained a positive result regarding the perception of professionals about their qualifications, attributed to their respective admissions in the job market of the region. Among the specific skills and competencies, those required to a greater degree in the professional context are both technical and interpersonal. As possible improvement points to the teaching process of the course, it was possible to identify that in the view of the graduates, there is a greater application of practical classes, both in institution’s laboratories and in contact with companies in the region. Moreover, the present study obtained positive results regarding the satisfaction of graduates regarding the graduate course contemplated here.
Palavras-chave
Engenharia de Produção; Egressos de graduação; Mercado de trabalho; Production Engineering; College graduates; Job market
Citação
KORB, Juliano. Análise da percepção dos engenheiros de produção egressos da Univates quanto ao ingresso no mercado de trabalho do Vale do Taquari/RS. 2022. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 01 jul. 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3431.