Andragogia na educação profissional

Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Este trabalho tem por objetivo identificar e refletir sobre os métodos de ensino utilizados para a Educação Profissional de adultos. As instituições de Educação Profissional têm, em sua maioria, classes formadas por adultos. Faz-se necessário que se desenvolvam metodologias pedagógicas voltadas a atender os anseios deste aluno, que precisa saber o que e para que está estudando e como poderá aplicar este conhecimento no futuro. A Andragogia, através de seus métodos, se apresenta como importante ferramenta, favorecendo e estimulando o adulto a aprender. Pergunta-se: é possível utilizar metodologias ativas baseadas na Andragogia para propiciar um melhor desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem? Como os estudantes avaliam esta utilização? Baseada em pesquisa bibliográfica sobre o tema, experiências práticas na utilização de metodologias ativas, uma pesquisa foi realizada com estudantes de curso técnico em Transações Imobiliárias, para avaliar seu envolvimento em um estudo de caso, aplicado na Disciplina de Projetos de Arquitetura. Na visão dos alunos, o trabalho promoveu sua aproximação com as atividades desenvolvidas no exercício profissional e contribuição para sua formação, ao proporcionar a ampliação dos conhecimentos, a independência pela busca de soluções e a tomada de decisões.
Andragogia; Educação de adultos; Ensino Técnico
Citação
RECHLINSKI, Milene Duarte. Andragogia na educação profissional. 2017. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 16 set. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2020.