Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
No contexto educacional recente há um consenso de que os métodos tradicionais de ensino têm se deparado com uma realidade que demanda novas exigências às instituições educacionais. Frente a isto surgem como alternativa as metodologias ativas de ensino, que partem da proposta de um maior envolvimento do aluno em seu próprio processo de aprendizagem, bem como de uma maior horizontalidade no espaço da sala de aula. Dentre elas, destaca-se nesse artigo a metodologia de ensino da Instrução entre Pares, que tem apresentado resultados positivos nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como no maior interesse dos alunos pelo conhecimento a partir da troca de informações e saberes em sala de aula. Sob tal perspectiva, o objetivo da pesquisa é investigar de que forma a metodologia da Instrução entre Pares pode contribuir para a formação profissional do estudante do ensino técnico em Administração. Inicialmente foi desenvolvido um estudo de caso com a utilização da metodologia no Colégio Teutônia, em uma disciplina de Logística que compõe o currículo do curso técnico em Administração. A coleta de dados foi feita por meio de registro das percepções do docente condutor da prática e de um questionário respondido pelos alunos. Os resultados demonstram melhor aproveitamento do período de aula e maior envolvimento dos alunos, a partir do interesse no diálogo e da maior interação professor-aluno e aluno-aluno; todavia observou-se que o estudo autônomo e a leitura prévia, fora do contexto de sala de aula, ainda são práticas que precisam ser incentivadas.
Palavras-chave
Ensino e Aprendizagem; Metodologias Ativas; Instrução entre Pares; Peer Instruction
Citação
MÖRSCHBÄCHER, Jorge Lauri. Contribuições e desafios da metodologia instrução entre pares: um estudo de caso no ensino técnico. 2017. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 set. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2207.