Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Descrever uma conjectura com a utilização de softwares educativos, relacionada à prática pedagógica de professores de Matemática, pode ser uma ação importante para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Assim, esta pesquisa, elencada como uma pesquisa de caráter qualitativo, teve o objetivo geral de identificar as possíveis contribuições que um curso de formação continuada relativa ao uso do software Graphmatica como estratégia pedagógica pode proporcionar aos professores no ensino de funções, nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada junto a sete professores de Matemática de duas escolas da Rede Pública de Amarante do Maranhão. Foram realizados sete encontros presenciais: dois encontros para coletar informações mediante entrevistas e cinco para o estudo de funções por meio do software Graphmatica. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, de gravações de áudios e vídeos de todos os encontros e de questionários. Os resultados apontaram que as tecnologias digitais trazem especificidades que favorecem o ensino de Matemática. Os professores perceberam que o software Graphmatica, além de facilitar o ensino de Matemática e a resolução dos conteúdos de funções elencados durante a formação, é uma tecnologia motivadora, dinâmica e inovadora. Assim, o curso ajudou os professores a explorarem essa tecnologia, o que despertou seu interesse pela introdução do software Graphmatica em suas práticas pedagógicas.

To describe the conjecture related to Mathematics teachers’ pedagogical practice using educational softwares could be important in developing new teaching methodologies. Considering it, this qualitative research emerged in the light of the theme Function Study using Graphmatica Software – Middle School Mathematics Teachers’ Continuing Education in public schools of Amarante, Maranhão/Ma. The general objective of this study was to identify the possible contributions that a continuing formation course related to the use of Graphmatica software as pedagogical strategy could offer to teachers in the function teaching in Middle School. The course was held with seven Mathematics teachers from two public schools of Amarante, in Maranhão. We organized seven presential meetings and collected data by means of interviews in two of them while the other five served to the study of functions by using Graphmatica software. Data collection was made by observing each participant, audio and video recording in every meeting and questionnaires. The results pointed out that digital technologies have specificities that favor Mathematics teaching. In this case, Graphmatica has upgraded the level of motivation during classes and facilitated learning and the resolution of function contents catalogued during formation. Therefore, the course helped teachers to explore this technology, what has awakened their interest in introducing Graphmatica in their pedagogical practices.
Palavras-chave
Software Graphmatica; Comportamentos gráficos de funções do 1° e 2° grau; Ensino de matemática; Formação de professores; Graphmatica Software; Graphic behavior for first and second degree functions; Mathematics teaching; Teacher training
Citação
GOMES, Elon Marinho. Estudo de funções com o uso do software Graphmatica: formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental em escolas da rede pública de Amarante do Maranhão. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 set. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3400.
Coleções