PLATAFORMA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE PID APLICADO EM CONTROLE DE NÍVEL

ISSN
Título do Volume
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o projeto e implementação de uma plataforma didática utilizando CLP e SCADA, a qual pode ser utilizada para validação e testes de controle PID em uma planta de controle de nível de água. A planta em questão opera atualmente em malha aberta, não possuindo um sistema de controle automatizado, limitando sua aplicação. A partir da utilização da plataforma desenvolvida, tornou-se possível aplicar nesta planta diversos conceitos de modelagem e controle de processos, com enfoque no controle PID, contando com diversas atividades guiadas, exportação dos resultados e manual de instruções. A aplicação está salva na nuvem, com acesso para estudantes e docentes e sua aplicação não requer conhecimentos de programação de CLP e/ou SCADA.

This study presents the design and implementation of a teaching platform using PLC and SCADA, which can be used for PID control validation and tests in a water level control plant. Nowadays, this plant operates in open loop, without an automated control system, limiting its application. With the developed platform, it became possible to apply various process modelling and control concepts to this plant, with several guided activities, results export and instruction manual. The application is saved on the cloud, accessible to students and teachers and its application doesn’t require PLC or SCADA programming knowledge.
Palavras-chave
PID; CONTROLE EM MALHA FECHADA; PLATAFORMA DIDÁTICA; CLP; SCADA; Closed Loop Control; Teaching Platform
Citação
WORM, Henrique. PLATAFORMA DIDÁTICA PARA ESTUDO DE PID APLICADO EM CONTROLE DE NÍVEL. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4218.