Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Introdução: A arte é uma ferramenta de amplos recursos, e pode ser utilizada tanto para solidificar vínculos entre profissionais de saúde e comunidade, quanto para a promoção, prevenção e tratamentos no cuidado em saúde. Nesse sentido, a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Política Nacional de Humanização (PNH), propõem a utilização de tecnologias leves para fortalecer ações de acolhimento e cuidado. Objetivo: Analisar a percepção de profissionais de saúde de uma Unidade Básica de Saúde do Sul do Brasil sobre a relação entre saúde e a arte. Metodologia: Pesquisa qualitativa (estudo de caso), realizada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sul do Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas com 7 profissionais de saúde. O material textual foi interpretado pela análise temática de conteúdo. Resultados/Discussão: Do material coletado emergiram três principais categorias. Perante elas, os participantes destacam quais os tipos de arte que são reconhecidas no seu ambiente de trabalho circunstâncias foram apontadas como fatores dificultantes para práticas de trabalho através da arte, como as altas demandas de atendimento e o impacto que a falta de incentivo da gestão municipal pode causar. Conclusão: A pesquisa permitiu evidenciar que manifestações de arte são utilizadas na APS, e que são ações que aproximam a comunidade, fortalecem o vínculo e trazem alegria para o ambiente de trabalho. Através das falas dos participantes, emergiram fatores relevantes para o aprimoramento do serviço de saúde e das práticas de trabalho, assim como a necessidade de capacitação profissional, diminuição da sobrecarga de trabalho e aumento de repasses e recursos financeiros para práticas mais assertivas e criativas.
Arte; Atenção Primária à Saúde; Acolhimento
Citação
MELO, Luis Henrique De Freitas. A ARTE COMO FERRAMENTA DE CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: diferentes implicações para profissionais de saúde. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Fisioterapia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 22 nov. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4165.
Coleções