Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar os motivos de adesão, aderência e desistência da prática de musculação em academias de um município de pequeno porte na serra Gaúcha. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, descritiva e com viés transversal. Como instrumento, foi estruturado um questionário adaptado para a plataforma google forms. O mesmo foi disponibilizado através de um link enviado por mensagem do aplicativo whatsapp e divulgado em redes sociais. Participaram do estudo 107 praticantes e ex - praticantes de musculação de academias do referido município, de ambos os sexos e de diferentes faixas etárias. Os principais resultados mostraram que a maioria 52,3% dos praticantes de musculação decidiu matricular-se em uma academia para ganho de massa muscular e para melhora no condicionamento físico 51,4%. Em relação aos motivos que o levaram a escolha da academia, 64,5% citaram a equipe técnica - professores e 42,1% relataram que a localização da academia foram fatores determinantes. Em relação às questões que mais motivaram os participantes à aderência à prática de musculação, 64,6% citaram o alcance dos objetivos e 39,2% destacaram os profissionais e a equipe técnica como fatores de aderência. Quanto aos desistentes, 71,4% citaram a falta de tempo e 39,3% a falta de motivação e incentivo. Os resultados deste estudo podem auxiliar os profissionais de educação física e proprietários de academias no município a elaborarem programas de atividades que venham a responder às expectativas de seus usuários quanto a adesão, aderência e desistência da prática de musculação.

The present study aimed to investigate the reasons for adherence, adherence and withdrawal from bodybuilding in gyms in a small town in the Serra Gaúcha. The research was characterized as qualitative-quantitative, descriptive and with a transversal bias. As an instrument, a questionnaire adapted for the Google Forms platform was structured. It was made available through a link sent via WhatsApp message and shared on social media. 107 current and former bodybuilders from gyms in that city, of both sexes and different age groups, participated in the study. The main results showed that the majority 52,3% of bodybuilders decided to join a gym to gain muscle mass and improve physical conditioning 51,4%. Regarding the reasons that led them to choose the gym, 64.5% cited the technical team - teachers and 42.1% reported that the location of the gym were determining factors. Regarding the issues that most motivated participants to adhere to bodybuilding practice, 64,6% cited achieving objectives and 39,2% highlighted professionals and the technical team as factors in adherence. As for dropouts, 71,4% cited a lack of time and 39,3% a lack of motivation and encouragement. The results of this study can help physical education professionals and gym owners in the city to develop activity programs that meet the expectations of their users regarding adherence, adherence and withdrawal from the practice of bodybuilding
Palavras-chave
Adesão e aderência; Adesão e desistência; Musculação; Adhesion and adhesion; Adhesion and withdrawal; Bodybuilding
Citação
MALVESSI, Fernando Klein. Motivos de adesão, aderência e desistência de praticantes de musculação em academias de um município de pequeno porte na Serra Gaúcha. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Bacharelado, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 nov. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4232.