Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
O bem-estar da população é a combinação de diversos fatores, entre eles se destaca a saúde, definida pela OMS como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidade”. Neste contexto, o saneamento básico é um serviço que visa a preservação do ambiente e fornece saúde a população. Assim, o objetivo desta monografia é analisar a ocorrência de doenças relacionadas ao saneamento básico inadequado em dois municípios do Rio Grande do Sul avaliando os indicadores de saneamento básico e custos relacionados a compra de medicamentos, realização de exames e internações. A metodologia deste trabalho envolveu a definição de dois municípios conveniados ao CONSISA VRT através da análise dos índices de cobertura dos serviços de esgotamento sanitário e abastecimento de água, desta forma foram selecionados dois municípios, um que apresentou bons índices e o outro índices baixos, respectivamente, Santa Clara do Sul e Boqueirão do Leão. A etapa seguinte consistiu na avaliação dos indicadores relacionados à cobertura dos serviços de saneamento através dos PMSB dos municípios, a análise da ocorrência de doenças registradas no DATASUS e o levantamento dos custos com aquisição de medicamentos e realização de exames por meio do CONSISA VRT, buscou-se por fim relacionar a ocorrência de doenças com os custos gerados. A pesquisa revelou uma fragilidade no saneamento básico de ambos os municípios, principalmente em Boqueirão do Leão, onde apenas 21,8% dos habitantes possuem aceso a rede de abastecimento de água e 585 residências têm um sistema de esgotamento sanitário adequado. No município foram registradas 40 internações devido doenças de veiculação hídrica no período de agosto/2019 a julho/2020, os custos gerados somaram R$43.783,11, já em Santa Clara do Sul, 100% da população possui cesso a rede de água e 1.050 domicílios possuem sistema sanitário adequado, foram registradas 8 internações e o custo somou R$23.269,28. Chegou-se à conclusão que o saneamento básico é muito importante para a saúde da população, principalmente relacionado ao abastecimento de água, pois em quantidade e qualidade adequadas previne doenças e agravos a saúde, como consequência gera economia ou eleva os gastos para os cofres públicos.

The well-being of the population is a combination of several factors, including health defined by WHO as "a complete state of physical, mental and social well-being and not just the absence of affections and illness". In this context, basic sanitation is a service that aims to preserve the environment and provide health services to the population. Thus, the objective of this monograph is to analyze the occurrence of diseases related to the low supply of basic sanitation in two municipalities in Rio Grande do Sul, evaluating the basic sanitation indicators and costs related to the purchase of medicines, tests and hospitalizations. The work methodology involved the definition of two municipalities associated with CONSISA VRT through the analysis of the coverage rates of sewage and water supply services, thus, two municipalities were selected, one with good rates and the other with low rates, respectively, Santa Clara do Sul and Boqueirão do Leão. The next stage consisted of the evaluation of the indicators related to the coverage of sanitation services through the PMSB of the municipalities, the analysis of the occurrence of diseases produced in DATASUS and the survey of the costs with the purchase of medicines and realization exams through CONSISA VRT, we sought to relate the occurrence of diseases with the costs generated. The survey revealed a weakness in basic sanitation in both municipalities, mainly in Boqueirão do Leão, where only 21.8% of them have access to a water supply network and 585 households have an adequate sanitation system. In the municipality, 40 hospitalizations were generated due to water-borne diseases in the period from August / 2019 to July / 2020, the costs generated amounted to R $ 43,783.11, in Santa Clara do Sul, 100% of the population has access to the water network and 1,050 households have an adequate system, 8 hospitalizations were produced and the cost totaled R $ 23,269.28. It was concluded that basic sanitation is very important for the health of the population, mainly related to water supply, since in prevailing quantity and quality it prevents diseases and health problems, as a consequence it generates savings or increases spending for public coffers.
Palavras-chave
Custos; Doenças de veiculação hídrica; Saneamento básico; Custs; water-based diseases; Sanitation
Citação
MÖRS, Joice. Avaliação de indicadores de saneamento básico e os custos vinculados à saúde em municípios do RS - Brasil. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3063.