Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética que está relacionada a dificuldades na comunicação, alterações comportamentais, motoras e cognitivas. Apesar do direito ao trabalho determinado por lei, a pessoa com SD ainda enfrenta, hoje, diversos entraves para a sua plena inclusão no mercado de trabalho. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo descrever a percepção de pessoas com SD e de suas famílias em relação ao processo de inclusão no mercado de trabalho, em um município de médio porte do Vale do Taquari/RS. A metodologia consistiu em estudo exploratório e qualitativo, envolvendo a realização de entrevistas com três indivíduos adultos com SD e suas famílias. Dentre os principais assuntos trazidos, destacam-se os desafios para a inclusão escolar e posterior inclusão no mercado de trabalho. Os relatos demonstram o desconhecimento acerca da pessoa com SD e de suas potencialidades, ao revelar situações discriminatórias vivenciadas, principalmente no ambiente escolar e trabalhista. O trabalho também foi apontado pelos participantes como elemento significativo para a autonomia da pessoa com SD, proporcionando um espaço de convivência e de estímulo à sua iniciativa de diversas formas. Ainda, afirma-se a importância do apoio das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na inclusão escolar e trabalhista. As relações familiares e sociais também se mostram importantes nesse processo. Destaca-se a necessidade de elaborar políticas públicas, possibilitando a inclusão escolar e no mercado de trabalho de forma efetiva, superando os estigmas em torno da deficiência e proporcionando os direitos da Pessoa com Deficiência (PcD).

Down syndrome (DS) is a genetic condition related to communication difficulties, and also behavioral, motor and cognitive changes. Despite the right to work stated by law, people with DS still face several obstacles to their full inclusion in the job market. Therefore, the present study aimed to describe the perception of people with DS and their families about the process of work inclusion, in a medium-sized city in Vale do Taquari/RS. The methodology consisted of an exploratory and qualitative study, involving interviews with three adult individuals with DS and their families. Among the main issues raised, the challenges for school inclusion and inclusion in the job market stand out. The reports point to the lack of knowledge about people with DS and their potentialities, by revealing discriminatory situations experienced, mainly in school and work environments. The work was aimed by the participants as a significant factor for the autonomy of people with DS, supplying a living space and encouraging their initiative in many ways. Furthermore, the support from the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) in school and work inclusion is affirmed. Family and social relationships are also important in the process. Finally, there is a need to develop public policies to enable the effective school and work inclusion, overcoming stigmas over the disability and providing the rights of Disabled Persons.
Palavras-chave
síndrome de Down; mercado de trabalho; emprego; inclusão; Down syndrome; work; employment; inclusion
Citação
AULER, Gabriela Cristine. PERCEPÇÃO DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN E DE SUAS FAMÍLIAS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Fisioterapia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 22 nov. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4189.
Coleções