Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A presente dissertação de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino/Univates, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), está vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). A delimitação do tema, inicialmente, partiu do interesse da mestranda pelos estudos do corpo. Também contribuiu a proximidade do tema com os estudos de arquivo do filósofo Michel Foucault, realizados junto ao Grupo de Pesquisa CEM. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em Compreender de que maneira o corpo vem sendo pensado/dito/visibilizado nas produções acadêmicas da área de ensino do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período entre 2011 e 2023. Para contemplar o objetivo proposto, construiu-se um arquivo das discursividades em torno da noção de corpo, contemplando três etapas: 1. Rastreamento “bruto” das produções da área de ensino do catálogo da CAPES, a partir dos descritores “corpo”, “corpos” e derivados da palavra corpo: “corporeidade”, “corporal” e “corporais”, a fim de levantar as publicações de acordo com o período temporal utilizado. 2. Arquivamento das produções, por meio da criação de categorias. 3. Arquivização do material, que consistiu na criação de um modo inventivo de dar a ver o que foi produzido sobre o corpo, na área de ensino, utilizando como ponto de partida o trabalho minucioso do Atlas “Racionalidades educacionais (pós-)pandêmicas”, de Julio Groppa (Aquino, 2020, 2021). Nesse terceiro movimento, foram inventariadas oito categorias, a partir de 32 dissertações selecionadas, das quais, foram extraídos fragmentos, que foram organizados em textos e que constituíram o arquivo. Acredita-se que a visibilização dos fragmentos das produções acadêmicas, que, de algum modo, trazem o corpo para pensar, evidenciam o que está sendo dito sobre o corpo na área de ensino, bem como problematizam o fato de o corpo ainda ser pouco visível nas produções da referida área.

The master's dissertation was carried out in the Post-Graduation Program in Teaching at Univates, with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – Brazil (CAPES) and with a link to the Research Group Curriculum, Space, Movement (CEM/CNPq/Univates). The delimitation of the theme, initially, due to the master's student's interest in body studies. Also contributed due to the approximation of the philosopher Michel Foucault archival studies, carried out with the CEM Research Group. Thus, the general objective of the research is to understand how the body has been said/thought/made visible in the academic productions of the CAPES Catalog of Theses and Dissertations teaching area, in the period from 2011 to 2023. In order to contemplate the proposed objective, an archive of the discursiveness around the notion of body was constructed, in three stages: 1. "Crude" tracking in the productions of the Capes catalog of the teaching area based on the descriptors "body", "bodies" and derivatives of the word body: "corporeality", "corporeal" and "bodily", in order to survey the publications according to the time period used. 2. Archiving of productions, through the creation of categories. 3. “Archivizing” of the material, which consisted in the creation of an inventive way of showing what was produced about the body, in the area of teaching, using as a starting point the detailed work of the Atlas "(Post-)pandemic Educational Rationalities" by Julio Groppa Aquino (2020; 2021). In this third movement, 8 categories were inventoried, among the 32 selected dissertations, and from these fragments were extracted and organized in texts, which constituted the archive. It is believed that the visibility of the educational production’s fragments, which somehow bring the body to thinking, show us what is being said about the body in the area of teaching, as well as they problematize that the body is still little visible in the referred theme of this dissertation, the body in graduate programs in teaching.
Palavras-chave
corpo; discursividades; pesquisa arquivística; ensino; body; discursiveness; archival research; teaching
Citação
KICH , Sabrina Raquel. Discursividades sobre o corpo em produções acadêmicas da área de ensino: uma perspectiva arquivística. 2024. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 jan. 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4338.
Coleções