Imagem em miniatura
ISSN
Título do Volume
Resumo
Novos desafios se apresentam no mundo do trabalho e na Educação Profissional no Brasil. Os educadores mesmo com conhecimentos técnicos e científicos, muitas vezes não se preocupam com a questão metodológica que envolve o processo de ensino e aprendizagem, carecendo de uma filosofia mais crítica, que conheça a realidade do aluno e o mundo profissional em que o aluno será inserido, deixando de potencializando o aprendizado do mesmo. A proposta deste trabalho é demonstrar o uso da metodologia da aprendizagem baseada em problemas, utilizado com alunos da educação profissional do curso técnico em Informática. Com base em técnicas de ensino, mais especificamente na metodologia de ensino ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas). O presente trabalho além de apresentar a metodologia ativa de ensino baseado em problemas, também apresentará os procedimentos metodológicos utilizados durante as aulas, assim como no final, os resultados e conclusões da análise desta aplicação e a sua eficiência ou não, com base na avaliação dos alunos por meio de questionário.
Palavras-chave
Metodologias de ensino; Aprendizagem baseada em problemas (ABP); Técnico em informática
Citação
DHEIN, Jonas Alberto. Aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de programação em curso técnico em informática. 2017. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 12 set. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2137.