Carregando...
ISSN
Título do Volume
Resumo
A investigação envolveu experimentações de tecnologias digitais como recurso de ensino nas práticas pedagógicas no componente curricular de Educação Física. A pesquisa partiu da problemática: Como as tecnologias digitais podem contribuir para o ensino de Educação Física? Os objetivos específicos foram identificar potencialidades do uso das tecnologias digitais a partir de estudo bibliográfico; elaborar, propor e experimentar práticas pedagógicas no componente curricular de Educação Física, mediadas com recurso de tecnologias digitais e identificar contribuições das tecnologias digitais para o ensino nas Unidades Temáticas do componente curricular de Educação Física. Desenvolveu-se uma aproximação de pesquisa-ação pedagógica, de abordagem qualitativa. Realizou-se uma entrevista e sete experimentações envolvendo recursos das tecnologias digitais, o mecanismo para as produções das informações foram fotografias, registros em diário de campo, rodas de conversa e filmagens e as informações produzidas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. A investigação ocorreu no período de março a maio de 2023. Os participantes foram os alunos, a diretora, a coordenadora pedagógica e a professora, totalizando 31 participantes de uma Escola da cidade de Pedra Preta/MT. Destaca-se que parte da pesquisa bibliográfica do Estado da Arte resultou na publicação de um artigo, intitulado Tecnologias digitais no ensino de Educação Física escolar: um estudo de revisão. Da investigação emergiram três categorias, a primeira em transformar o ensino com envolvimento de tecnologias, trazendo o contexto da Escola e dos estudantes abrangendo as tecnologias digitais. A segunda, das possibilidades, referindo-se ao quanto essas tecnologias auxiliam, bem como foram descritas as experimentações realizadas. A terceira, das contribuições: uma experiência que deixa marcado, trazendo as contribuições que emergiram no processo das experimentações. Os resultados evidenciaram que para as práticas pedagógicas de Educação Física a utilização das tecnologias digitais gerou motivações, novos movimentos corporais, o despertar do senso criativo e crítico e novas experiências e saberes aos alunos, sendo, portanto, ressignificador no processo de ensino. Conclui-se ser necessário que a escola e estudantes tenham acesso às tecnologias digitais e assim ressignificar as práticas pedagógicas de Educação Física.

This thesis integrates the studies in Post Graduation Stricto Sensu in Teaching at Universidade do Vale do Taquari – Univates/RS within the line of research resources, technologies, and teaching tools. We developed the investigation by analyzing digital technologies experimentations and contributions as teaching resources concerning pedagogic practices in Physical Education (PE). The research arose from the following problematic how digital technologies can contribute to PE teaching regarding middle school fifth grade students? The main objective was to investigate how digital technologies could contribute to PE teaching regarding middle school fifth grade students. Concomitantly, the specific objectives were to identify possibilities of using digital technologies starting from the bibliographical studies; to elaborate, to propose and to experiment with pedagogic practices in PE mediated by some resources from digital technologies; to identify contributions from digital technologies when teaching PE thematical units. We developed a qualitative and pedagogic Action Research with the analyzed information by means of Discursive Textual Analysis. As resources to produce information we used photos, field journal, Conversation Circle, and filming. 28 students, the principal, the pedagogic coordinator, and the regent teacher responded this research, which sums 31 participants from a school in Pedra Preta/MT. There were held seven experimentations concerning pedagogic practices in PE and a semi-structured interview from March to May 2023. In relation to the results, we highlight that from the bibliographical research of State of Art we discovered a publication named Tecnologias digitais no ensino de Educação Física escolar: um estudo de revisão, presented as a paper. From the field work emerged three categories. The first – Transforming teaching with the participation of technologies – approaches the investigated school and digital technologies within the teaching environment. The second – About the possibilities: these technologies help us a lot at sports and other stuff, I like these technologies – describes the held experimentations. The third – About the contributions: an experience that leaves marks – analyzes the contributions emerged from the experimentation process. The results evidenced that digital technologies presented themselves as innovative regarding PE pedagogic practices, generated motivation, involved body movements awakened critical sense, and favored new experiences and knowledge. We conclude that give new meaning to PE pedagogic practices using digital technologies could be perceived as promising to knowledge acquisition.
Palavras-chave
ensino de educação física; tecnologias digitais; teaching physical education; digital technologies
Citação
PALUDO, Elaine Marilene Stack. Tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de Educação Física: experimentações em uma turma do 5º ano. 2023. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4331.
Coleções