Laboratório de Habilidades I - Laboratório de Simulação Clínica

O laboratório de Simulação Clínica, é composto por três salas. A sala de Simulação Clínica, conta com dois leitos, um do simulador avançado METIman adulto e o outro do simulador BabySIM avançado, onde são realizadas as simulações em pequenos grupos. Na Sala de Controle o professor e a funcionária observam os alunos durante o atendimento e conseguem alterar as programações do sistema e dos casos clínicos. A terceira sala é a Sala de Discussão, onde ficam o restante dos alunos, assistindo em tempo real o atendimento dos colegas.
Os simuladores avançados permitem alguns recursos clínicos como convulsões, ataques, paradas cardiorrespiratórias, expansão de tórax e auscultas pulmonares e cardíacas que aproximam o aluno da realidade. Após cada atendimento, são realizadas conversas e discussões de acordo com o que foi vivenciado e visualizado. Isso permite ao aluno uma vivência muito mais próxima a realidade e foca nas reais necessidades de treinamento de práticas médicas, emergenciais e de enfermagem, desenvolvendo no estudante as competências e habilidades da profissão.
Além das simulações de alta fidelidade, também podem ser realizadas simulações de baixa e média fidelidade, onde os demais cursos da área da saúde podem se envolver e compreender melhor as diversas situações clínicas apresentadas pelos pacientes. Todas as atividades práticas são orientadas pelo professor das disciplinas, com o auxílio de uma funcionária durante o decorrer das práticas. O espaço também está disponível para visitas préagendadas de alunos e professores de Ensino Médio da região, as quais são orientadas pelo funcionário responsável técnico do laboratório.

Normas do laboratório

Área total: 115,99 m²
Principais recursos: Simulador adulto METIman, Simulador BabySIM, desfibrilador automático externo, monitores multiparâmetros, rede de gases e vácuo, entre outros
Localização: Sala 200/202/204 do prédio 8 - Salas de aula, laboratórios e museu de ciências naturais