Voluntariado: uma oportunidade de experiências

Postado as 03/05/2019 10:51:13

Por Isabel Pavan

Tuane Eggers

O voluntariado é uma das opções oferecidas pela Univates aos estudantes interessados em adquirir experiência e desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em grupo, entre outras. As atividades podem ser realizadas em setores e projetos de extensão e pesquisa da Univates.

Nicole Morás

Além de ajudar quem precisa ou um projeto, uma atividade voluntária possibilita colocar o conhecimento em prática, desenvolver novas habilidades, fazer networking e ainda aprimorar o currículo. O principal objetivo dessa atividade é o desenvolvimento ético, social e pessoal dos envolvidos. No ano de 2017, a Central de Carreiras registrou 910 pessoas participando de voluntariados, e em 2018 esse número disparou para 2.297.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Univates, professora Evania Schneider, o trabalho voluntário é muito bem avaliado num processo de seleção, pois ele contribui muito para o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Ser voluntário é se colocar no lugar do outro, é compreender a necessidade do outro e ajudar sem esperar ou pedir algo em troca, sem julgar. É acreditar e contribuir para mudar uma realidade, é um gesto de amor. Tudo isso faz a pessoa crescer, pois consegue enxergar além da sua realidade, da sua ‘caixa’, como muitas vezes utilizamos a expressão. De uma forma natural está desenvolvendo habilidades como iniciativa, empatia, trabalho em equipe, solução de problemas, entre outras, do conjunto que envolve as competências socioemocionais
Diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Univates, professora Evania Schneider

Como se voluntariar?

Ana Amélia Ritt

Na Univates são oferecidas diversas oportunidades de voluntariado para pessoas interessadas em realizá-lo. Clicando aqui você confere os 34 projetos de extensão, divididos em cinco áreas, para os quais é possível se voluntariar. Os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Univates também podem receber voluntários em seus projetos de pesquisa, que podem ser conferidos clicando aqui. Além disso, é permitido que o serviço voluntário seja realizado em setores da própria Universidade que sejam do interesse do candidato.

O interessado somente poderá realizar voluntariado na Univates com prévia autorização do coordenador do setor ou do projeto de interesse e após o preenchimento e entrega na Central de Carreiras do Termo de Adesão de Serviço Voluntário. Os regulamentos e documentos necessários para participar devem ser consultados clicando aqui. Após a conclusão do serviço, o voluntário deve entregar à Central de Carreiras o registro das horas e atividades realizadas com o devido visto do coordenador do setor ou projeto, para que seja confeccionado o atestado de participação.