Criadora do projeto Favela Orgânica aborda sustentabilidade na cozinha

Postado em 11/03/2015 17h37min

Por Tamara Bischoff

A premiada chef Regina Tchelly, criadora do projeto Favela Orgânica, ministrou uma aula-show para estudantes dos cursos de Gastronomia e de Nutrição da Univates. O evento ocorreu na noite da terça-feira, dia 10, e marcou a aula inaugural do semestre. No início da noite, no auditório do Prédio 9, ela conversou com o público e contou sobre sua trajetória na área gastronômica. Antes de iniciar a explanação, Regina utilizou música e dança para descontrair o ambiente. E justificou: “alimentação é vida, é amor. Quem trabalha com alimento tem que ter alegria”.

Regina fez algumas provocações aos estudantes, questionando o que é cozinhar, se a comida dá trabalho, quem costuma visitar os produtores e quem possui horta em casa. Defensora do aproveitamento total dos alimentos, a chef disse que não precisou inventar nada em seu trabalho, apenas busca conhecer os alimentos, valorizar a produção local e aquilo que é da estação. Segundo ela, o mercado está pedindo comida saudável. “A alimentação cura, liberta e transforma”, ressaltou Regina, que vai lançar um livro neste ano, além de estrear um programa de TV.

Na sequência, a parte mais esperada da noite: a chef preparou algumas receitas na cozinha pedagógica, auxiliada por diversos estudantes. No auditório, os demais acadêmicos acompanharam a transmissão da aula por meio de um telão.

Saiba mais

Nascida no interior da Paraíba, a palestrante se mudou para o Rio de Janeiro para trabalhar como doméstica e percebeu a grande quantidade de alimentos desperdiçados em feiras livres e em sua própria comunidade. Foi então que resolveu unir seu amor por cozinhar aos ensinamentos paraibanos de aproveitar ao máximo os alimentos, dando início ao projeto Favela Orgânica.

O projeto foi criado em 2011, com apenas R$ 140,00, nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Com o objetivo de ensinar moradores da região a aproveitarem os alimentos em sua totalidade, o Favela Orgânica já levou suas oficinas para diferentes Estados do Brasil, como Pernambuco, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Sua missão é modificar a relação do ser humano com os alimentos, conscientizando as pessoas sobre cada etapa do ciclo da alimentação: começando do planejamento das compras e indo até o preparo e o descarte do alimento. Dessa forma, criam-se hábitos e práticas alimentares responsáveis em relação ao meio ambiente e saudáveis para famílias e comunidades.

Texto: Tamara Bischoff

Regina Tchelly ministrou palestra e, depois, preparou receitas na cozinha pedagógica