Duas décadas em conexão com o mercado de trabalho

Postado em 08/01/2018 14h e atualizado em 09/01/2018 15h43min

Por Artur Dullius

Nicole Morás

Sob a incerteza do sucesso, a Univates iniciava, há 20 anos, uma nova oferta de Ensino. Em 1998 o Centro de Educação Profissional (CEP) recebia os primeiros alunos, com o objetivo de atender uma demanda ainda inexplorada no mercado de trabalho. De início, os cerca de 300, 400 estudantes tinham entre as opções de matrículas o curso de Auxiliar de Enfermagem (qualificação) e, posteriormente, os técnicos em Química, Enfermagem e Telemática.

Hoje, duas décadas depois, já são aproximadamente 1.700 alunos em sala de aula e mais de 3 mil diplomados. No entanto, Edi Fassini, diretora do CEP há mais de 15 anos, garante que o número de diplomados poderia ser muito maior, pois em algumas áreas, os profissionais nem concluem o curso em função da alta empregabilidade e aceitação do mercado.

"O aluno inicia como estagiário e é absorvido inteiramente pela empresa, crescendo para funções de grande responsabilidade e demora para se formar”, explica.

Com uma formação rápida, prática e objetiva os cursos técnicos se apresentam como uma alternativa diferente para quem busca ir além da Educação Básica. Objetivo que vem mexendo cada vez mais com a cabeça dos jovens estudantes. Atualmente 24,5% dos alunos matriculados nos cursos técnicos da Univates ainda não concluíram o ensino médio e cursam concomitantemente o médio e o técnico.

Questões políticas de governo, demandas de mercado, alterações de legislação e modernização de processos produtivos têm determinado maior procura por um ou outro curso. Entre os mais buscados atualmente estão os técnicos em Enfermagem, em Manutenção Automotiva e em Administração. Mas, durante os 20 anos, não apenas o campus de Lajeado sediou o ensino profissionalizante. Por tempos ele esteve presente também nos municípios de Encantado e Taquari, e agora conta com uma sede na cidade de Guaporé. A abrangência se reflete nos números: hoje o Centro atrai estudantes de 53 cidades do Estado.

O que mais me gratifica são os depoimentos de quem já passou por aqui. O relato do quão importante é e da diferença que esse aprendizado fez na vida das pessoas - o que nos é retratado em tom de agradecimento, como uma marca na vida deles. Para muitos, a Univates foi a segunda escola na vida, então sempre existiu uma expectativa muito grande
Edi Fassíni, diretora do CEP

Para comemorar

Elise Bozzetto

Dois eventos estão sendo programados para a noite do dia 06 e a manhã do dia 07 de abril para comemorar os 20 anos de Ensino Técnico da Univates. Na primeira data deve ocorrer um show, com atração a ser confirmada. Já no sábado pela manhã a programação fica por conta da palestra com Gabriel Carneiro. As duas atividades acontecem no Teatro Univates e serão aberta à participação de alunos, diplomados e à comunidade. Além disso, uma série de atividades devem ser realizadas durante o ano dentro de cada curso integrante do CEP.

Matrículas abertas

Os 17 cursos técnicos da Univates ainda recebem inscrições para o primeiro semestre de 2018. A duração média é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas que o estudante cursar. As aulas iniciam no dia 15 de fevereiro e as matrículas podem ser feitas, até o início do semestre letivo, no Atendimento Univates, localizado no Prédio 9 (rua Avelino Talini, 171 – Lajeado/RS). Mais informações em www.univates.br/técnicos.