Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes do Técnico em Comunicação Visual produzem campanha para Apae Estrela

Postado as 2018-08-16 10:02:37

Por Elise Bozzetto

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que acontece de 21 a 28 de agosto em todo o País, foi o período escolhido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela para, lançar a campanha “Pessoas que querem SER”. Desenvolvidas por estudantes do Técnico em Comunicação Visual da Univates, as peças têm o objetivo de sensibilizar organizações para a contratação de pessoas com deficiência em seu quadro funcional.

Divulgação

Para a diretora da Apae Estrela, a psicopedagoga Rose Tolio, a participação da Univates na campanha foi de suma importância. “A gente tem algo agora bem elaborado, que visualmente chama a atenção, e isso faz toda a diferença. Penso que vamos conseguir sensibilizar os empresários a olharem para nossa proposta com carinho. O que queríamos dizer o curso Técnico em Comunicação Visual conseguiu traduzir em imagens e palavras. Somos muito gratos à Univates por ter aceitado o desafio”, comenta.

Segundo Rose, o trabalho aproximou muito as duas organizações. “A gente se envolveu de uma forma muito positiva com o curso e muito maior do que prevíamos no início. Ficamos muito felizes com o resultado e, além de gerar uma boa estratégia de marketing, essa aproximação foi de grande afinidade entre a Apae e o curso, abrindo novas possibilidades. Vamos ter mais materiais sendo produzidos voluntariamente pelo curso e com certeza mais frutos virão dessa parceria”, declara. A campanha estará disponível na página da entidade no Facebook (facebook.com/estrelaapaers) e em alguns jornais parceiros que aceitaram veicular as peças gratuitamente.

Por que lutar pela inclusão

Para Rose, a legislação garante a inclusão de pessoas com deficiência em empresas com mais de 100 funcionários, mas isso não é o que de fato impacta. “A gente vê que algumas empresas não têm a necessidade de cumprir a cota, mas adotam essa ideia, contratam nossos alunos. E recebemos depoimentos de alguns empresários que afirmam que, a partir da contratação dos alunos da Apae, há união maior do grupo de trabalho. Eles relatam que os colaboradores se engajam mais aos projetos da empresa e que, inclusive, o número de atestados médicos diminui”, explica.

De acordo com a diretora, as pessoas com deficiência têm suas limitações, mas elas não são impedidas de fazer atividades. “Elas podem ser aproveitadas para diferentes atividades. Por isso nosso trabalho é efetivo, pois dentro da Apae a gente treina, desenvolve comprometimento, responsabilidade, um trabalho conjunto com as famílias. Os empresários só têm a ganhar com esse perfil de profissional”, ressalta. Os alunos, antes de serem incluídos no mercado de trabalho, passam por uma série de atividades que visam à preparação de habilidades tanto técnicas quanto comportamentais.

Divulgação

Deniel Nunes, aluno envolvido na finalização das artes, teve outra percepção a partir do trabalho. “A participação na campanha foi muito bacana, me fez olhar para a inclusão de outra maneira. Penso que cada um tem limitações e todos temos capacidade de produzir muitas coisas. É importante olhar para isso. Isso que a campanha quis passar”, revela.

Programação especial marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

O tema deste ano da semana é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. Nos dias 17 e 18 de agosto, a Apae Estrela celebrará seu aniversário com um evento interno para os alunos e com entrevistas para os veículos de comunicação.

Já no dia 20 de agosto, a partir das 18h30min, na Câmara de Vereadores do município, acontece a solenidade de abertura da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018, na qual será passado o vídeo da campanha “Pessoas que querem SER”.

A programação continua com o Encontro Regional das Apaes - 8º Conselho, no dia 21, às 8h, em Bom Retiro do Sul. O evento acontece todos os anos em uma cidade diferente da região e possibilita um momento de troca de experiências, além de capacitação aos profissionais das Apaes.

Divulgação

Já no dia 23, a partir das 8h30min, acontece na Apae Estrela o Café com Colaboradores e Parceiros. Na oportunidade, será apresentado o trabalho desenvolvido pela entidade. Quem desejar fazer parte do encontro pode entrar em contato com a Secretaria da Apae Estrela pelo telefone (51) 3712-1432.

Com a mesma finalidade, mas desta vez para que a comunidade conheça o trabalho realizado, a Apae promoverá, no dia 27, o evento “Portas Abertas”, quando receberá a visita de pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre as ações desenvolvidas pela entidade. Todos são bem-vindos.

Além dessas atividades, a Apae participará do Cinema com Pipoca, no Shopping Lajeado, e do l Seminário de Reabilitação Intelectual, promovido pela Univates. Para os alunos maiores de 15 anos, haverá muita dança e diversão durante festa promovida pela Apae de Teutônia na tarde do dia 22 de agosto.