Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa do PPGAD avalia efeitos de vivências na natureza em crianças com TDAH

Postado as 11/12/2018 08:41:55

Por Nicole Morás

Desatenção, impulsividade e hiperatividade são algumas características do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que afeta de 3% a 5% das crianças de acordo com a Associação Brasileira do Déficit da Atenção (ABDA). Além disso, alguns estudos indicam que os estudantes com TDAH correm de duas a três vezes mais risco de fracassar na escola do que crianças sem TDAH e com inteligência equivalente.

A partir da hipótese de que crianças que possuem TDAH podem apresentar melhoras significativas a partir do contato com a natureza, tanto na atenção quanto em outros sintomas desse transtorno, com ênfase na hiperatividade, é realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates a pesquisa “Vivências com a natureza e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH”. 

O estudo da doutoranda Mônica Siqueira Damasceno ocorre sob orientação da doutora Jane Marcia Mazzarino. Com parte realizada na Universidade de Aveiro, em Portugal, a pesquisa também conta com a coorientação da doutora Aida Figueiredo, do Departamento de Educação e Psicologia.

De acordo com Mônica, o objetivo é investigar uma relação inédita: como crianças com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) são afetadas por vivências com a natureza, uma proposta de Joseph Cornell. Este estudo visa também a contribuir para que “os sintomas do TDAH, como a hiperatividade, desatenção e impulsividade, sejam reduzidos”, explica.

 

O estudo empírico foi realizado com crianças das escolas públicas do município de Crato, no interior do Estado do Ceará, região Nordeste do Brasil, que possuem TDAH, de modo a examinar se a interação com a natureza permite avanços nos processos de desenvolvimento cognitivo e socioafetivo delas. “Análises preliminares apontam que a utilização desse método tem se apresentado eficiente, visto que foram percebidas mudanças no comportamento dos sujeitos”, revela. Além disso, a intensidade dos sintomas do TDAH se mostrou mais tênue ao longo do desenvolvimento da pesquisa, explica Mônica.

Estudos em Portugal

Parte do doutorado de Mônica é realizada no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) do Departamento de Educação e Psicologia da  Universidade de Aveiro, em Portugal. A coorientadora, Aida Figueiredo, é docente nesse departamento e é um dos membros do Projeto Limites Invisíveis, no qual Mônica está estagiando. O Projeto Limites Invisíveis “centra-se na implementação de Programas de Educação na Natureza, em torno da problemática da organização de ambientes potencializadores do desenvolvimento, da aprendizagem e do bem-estar das crianças, e especificamente em torno das potencialidades educativas dos ambientes exteriores. É um projeto inspirado nas Forest Kindergarten ou Nature Kindergarten dos países escandinavos (Forest Schools nos países de língua inglesa)”, conforme consta em sua descrição.

Divulgação da pesquisa em eventos científicos

O período de estudos no exterior também tem possibilitado que a doutoranda participe de vários eventos acadêmicos, apresentando sua pesquisa em alguns deles. Ela participou do IV Congresso Internacional de Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem, em outubro, em Lisboa; do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (SLBEI) e do I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação (Clabie), em novembro, em Aveiro; do evento Neurociência e Educação: mitos e evidências, realizado na Universidade de Coimbra, em novembro; e do Seminário de Psicologia da Educação, em Braga.

Durante as sessões temáticas do IV SLBEI e do I Clabie, Mônica apresentou a comunicação “O contato com a natureza e o desenvolvimento biopsicossocial infantil”. Segundo a pesquisadora, seu estudo com o  grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami), vinculado ao PPGAD, “foi muito bem avaliado e despertou o interesse dos espectadores”.