Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa avalia melhora no tratamento de doenças malignas do sangue

Postado em 04/08/2016 09h10min

Por Artur Dullius

Assim como as diferentes áreas do corpo, o sistema sanguíneo também sofre com o câncer. O tumor se caracteriza pela substituição das células sanguíneas normais por células sanguíneas jovens e anormais, que proliferam e prejudicam ou impedem a formação adequada do sangue. O processo gera um acúmulo de células imaturas que se proliferam indiscriminadamente, causando então as doenças malignas do sangue, denominadas onco-hematológicas, sendo a leucemia uma das mais conhecidas. 
 
Surge então a necessidade de tratamentos quimioterápicos, feitos com a administração de uma combinação de medicamentos. Porém, as aplicações são realizadas durante um longo período e é comum acontecerem mutações genéticas do tumor, tornando o tratamento ineficaz e diminuindo, assim, as chances de cura do paciente.
 
Buscando evitar esse período regressivo no tratamento e desenvolver novas tecnologias para aumentar as chances de cura do paciente, a Univates, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, em parceria com o Hospital Bruno Born, realiza a pesquisa experimental “Utilização de marcadores epigenéticos como marcadores de progressão no tratamento de doenças onco-hematológicas”. Coordenado pela professora Ana Lucia Abujamra, o estudo busca localizar marcadores moleculares, por meio da biotecnologia, para determinar se é possível direcionar o tratamento do paciente de uma forma mais específica.
 
As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com o tempo em que o tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de o tratamento dar certo. Por isso, o diagnóstico precoce torna-se essencial na busca de resultados positivos na cura de mais da metade dos casos da doença.
 
Segundo Ana, essa pesquisa tem como objetivo detectar moléculas marcadoras logo que a doença é diagnosticada. “Os marcadores são procurados assim que o paciente é diagnosticado para que possamos definir como eles se relacionam com o estágio em que a neoplasia se encontra.  Durante o tratamento, também é retirada uma amostra sanguínea e, com a ajuda da biologia molecular, é possível identificar o comportamento dos genes que caracterizam aquele tumor. Esse mesmo padrão continua sendo investigado ao longo do tratamento, e quaisquer mudanças podem indicar que o tumor está adotando um novo comportamento, o que pode tornar o tratamento ineficaz. Dessa forma, podemos identificar se o tratamento continua adequado ou não, além de melhor conhecer os mecanismos moleculares dessas neoplasias”, conclui.
 
Conforme a professora, devido à alta especificidade da maioria dos tratamentos oncológicos, uma parcela dos pacientes tratados não é beneficiada se eles não possuírem alvos específicos. “Durante o tratamento, muitos tumores sofrem alterações genéticas; como o tratamento é muito específico, ele pode deixar de alcançar essas células cancerígenas. Com esse estudo, buscamos verificar se é possível detectar essas mudanças em tempo de alterar o tratamento, o que pode evitar que o paciente passe por um período refratário, aumentando suas chances de cura”, ressalta.
 
As amostras serão coletadas no Hospital Bruno Born, no setor de oncologia clínica do hospital, e analisadas nos laboratórios da Univates por uma equipe que conta com a participação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado da mesma Instituição. 
 
Texto: Artur Dullius
Período refratário diminui chances de cura da doença

Artur Dullius

Notícias Relacionadas