Apoio didático-pedagógico ao discente

Do apoio pedagógico e psicopedagógico

O atendimento psicopedagógico constitui-se em um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico. Este atendimento pode ser solicitado pelo professor, coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o estudante no seu processo de aprendizagem.
A assistência psicopedagógica do NAP se destina aos acadêmicos que dela necessitam objetivando favorecer a integração do acadêmico universitário nos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem, tanto no âmbito da sala de aula quanto no âmbito do espaço institucional da Univates. O serviço é gratuito e oferecido em determinados dias da semana, mediante horário previamente agendado no Núcleo de Apoio Pedagógico.

Apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem

Os acadêmicos que apresentam dificuldades de aprendizagem, ao longo do curso, além da orientação do professor de cada disciplina, recebem atenção especial que se evidencia em ações propostas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição ou sugeridas pelo Conselho de Curso sob a forma de oficinas, minicursos, encontros de orientação e outras atividades que contribuam para que o acadêmico possa superar as deficiências e prosseguir os estudos.

Apoio aos estudantes com necessidades especiais

O acadêmico, no momento em que realiza a inscrição no Processo Seletivo – Vestibular, declara que apresenta necessidade educativa especial. A coordenação do Processo Seletivo entra em contato com o Serviço de Apoio Psicopedagógico do NAP para discutir e organizar os procedimentos necessários para que esse estudante possa realizar a prova.
Em caso de classificação no Processo Seletivo – Vestibular, o estudante, no momento da matrícula, declara novamente sua necessidade educativa especial, que fica registrada na sua pasta pessoal no Arquivo Central. O estudante com necessidades educacionais especiais é encaminhado ao NAP para receber acompanhamento.
Aos acadêmicos com necessidades educativas especiais são oferecidas, quando necessário, ações que contribuem para a sua inclusão no ambiente acadêmico, como:
alunos com deficiência auditiva – serviço gratuito de intérprete de língua de sinais em língua portuguesa durante as aulas e textos escritos em forma de apostilas ou de livros que podem ser encontrados na biblioteca ou no ambiente virtual; alunos com deficiência visual – títulos em braille e materiais gravados em fitas e CDs que podem ser encontrados na Biblioteca da Instituição. Todos os materiais disponibilizados em ambientes virtuais poderão ser lidos por meio de sintetizadores de voz, como o DOS Vox, que é disponibilizado gratuitamente.

Núcleo de Apoio Pedagógico
E-mail: nap@univates.br