Estudos

7 filmes a que todo futuro psicólogo deveria assistir

6 maio 2022

Elaboramos uma lista de filmes imperdíveis que todo futuro psicólogo deveria assistir para familiarizar-se com a profissão. Confira:

Foto: Nicole Morás

1) Precisamos Falar Sobre o Kevin – (2011) 📺

Direção: Lynne Ramsay 👩

🏆 que recebeu: Prêmio de Melhor Atriz para Tilda Swinton (Prêmios do Cinema Europeu de 2011, Globo de Ouro 2012 e Screen Actors Guild –SAG– 2012)

Adaptação cinematográfica baseada no livro homônimo de Lionel Shriver

O sonho de ser mãe nunca passou pela cabeça da nova-iorquina Eva Katchadourian (Tilda Swinton), que ganha a vida escrevendo guias de viagens para jovens. Quando Kevin (Ezra Miller), seu primeiro e único herdeiro, nasce, ela não fica empolgada com o bebê. Mesmo com o passar dos anos, a relação da genitora com seu rebento não melhora. Ao atingir a adolescência, Kevin comete uma brutalidade no colégio em que estuda e deixa Eva questionando o papel que teve na criação de seu filho.

2) Cisne Negro – (2010) 📺

Direção: Darren Aronofsky 👨

Alguns 🏆 que recebeu: Oscar de Melhor Atriz para Natalie Portman (2011), eleito Melhor Filme de Drama pelo Teen Choice Award (2011) e Prêmio Independent Spirit de Melhor Fotografia para Matthew Libatique (2011)

No filme, Nina Sayers (Natalie Portman) é uma bailarina obcecada pela dança. Em dado momento, o diretor artístico da companhia na qual ela se apresenta resolve escalá-la para a produção de estreia de “O Lago dos Cisnes”. Nina mostra-se perfeita para o papel de “Cisne Branco”. Sua rival, Lily (Mila Kunis), personifica o Cisne Negro. As duas bailarinas acabam estabelecendo uma conexão emocional distorcida e, aos poucos, Nina começa a revelar um lado seu que não é tão agradável assim.

3) Uma Mente Brilhante – (2001) 📺

Direção: Ron Howard 👨

Alguns 🏆 que recebeu: Oscar de Melhor Filme (2002), Prêmio Globo de Ouro: Melhor Ator em Filme Dramático para Russell Crowe (2002) e Critic’s Choice Award de Melhor Filme (2002) 

Adaptação cinematográfica baseada no livro homônimo de Sylvia Nasar

filme biográfico conta a história de John Forbes Nash Jr., reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos. Logo depois de casar-se com uma bela mulher, ele começa a apresentar sintomas de esquizofrenia. Mesmo lutando contra a doença, John mantém a cabeça ativa e recebe o Prêmio Nobel de Economia em 1994.

4) Garota, Interrompida – (1999) 📺

Direção: James Mangold 👨

Alguns 🏆 que recebeu: Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Angelina Jolie (2000), Prêmio Globo de Ouro: Melhor Atriz Coadjuvante para Angelina Jolie (2000) e Prêmio do Sindicato dos Atores: Melhor Atriz Coadjuvante para Angelina Jolie (2000) #olhaela

Adaptação cinematográfica baseada no livro homônimo de Susanna Kaysen 

filme biográfico conta a história de Susanna Kaysen (Winona Ryder), enviada a um hospital psiquiátrico depois de consultar-se com um psicanalista que nunca havia visto antes. De 1967 a 1969, a jovem, diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe, encara as dificuldades de viver em um novo mundo, habitado por jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa Rowe (Angelina Jolie), uma sociopata que arquiteta uma fuga da instituição com Susanna e outras duas meninas. 

5) Beleza Americana – (1999) 📺

Direção: Sam Mendes 👨

Alguns 🏆 que recebeu: Oscar de Melhor Filme (2000), Oscar de Melhor Ator para Kevin Spacey (2000) e Oscar de Melhor Fotografia para Conrad Hall (2000) 

Lester Burham (Kevin Spacey) está farto de seu emprego e dos rumos que sua vida tomou. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da adolescente Jane (Thora Birch), ele fica entusiasmado quando conhece Angela Hayes (Mena Suvari), uma amiga de sua filha. Lester apaixona-se imediatamente por Angela e, disposto a transformar seu destino, o homem pede demissão e começa a reconstruir a vida com a ajuda de seu vizinho Ricky. 

6) Cidade dos Sonhos – (2001) 📺

Direção: David Lynch 👨

Alguns 🏆 que recebeu: Prêmio de Melhor Diretor para David Lynch (2001), Prêmio Bodil – Melhor Filme Americano (2003) e César de Melhor Filme Estrangeiro (2002) 

Originalmente produzida para ser transmitida como série de televisão, Cidade dos Sonhos acabou virando filme. Nele, a jovem atriz Betty (Naomi Watts) chega a Hollywood desejando alavancar sua carreira. Ela aluga um apartamento no mesmo prédio onde se esconde Rita (Laura Harring), uma mulher que sobreviveu a um assassinato e que perdeu a memória em um acidente de carro. Betty tenta ajudar Rita a formar uma nova identidade, sem imaginar todas as mudanças que o auxílio prestado desencadeará em sua vida.

7) Fragmentado – (2016) 📺

Direção: Manoj Night Shyamalan 👨

Kevin (James McAvoy) é dono de 23 personalidades distintas. Ele consegue alterá-las quimicamente em seu organismo apenas usando a força do pensamento. Um dia, o homem sequestra as adolescentes Casey Cook (Anya-Taylor Joy), Claire Benoit (Haley Lu Richardson) e Marcia (Jessica Sula) em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, as garotas conhecem as facetas de Kevin e buscam alternativas para escapar de seu algoz. 

E aí, futuro psicólogo, curtiu a lista de filmes que preparamos para você já ir entrando no espírito da profissão? Se gostou, não esqueça de compartilhá-la com quem também não abre mão de consumir entretenimento responsável e de qualidade. Um superabraço e até logo!

Confira o episódio do nosso podcastDesenrola aí, no qual falamos sobre saúde mental na adolescência, com o psicólogo Daniel Cadore, especialista em Saúde do Adolescente, e a Ana Giovanella, estudante do terceiro ano do ensino médio.

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3