Estudos Explore

Como Descobrir a sua Vocação na Faculdade?

2 nov 2022

Testes vocacionais, conversas, pesquisas… Afinal, qual é a melhor forma para descobrir a vocação de alguém?

Na verdade, o método mais eficaz é o que combina o maior número de ações possíveis! Isso traz perspectiva e um conhecimento muito mais aprofundado sobre a pessoa e suas vontades.

Neste artigo você encontra ideias para começar a explorar o autoconhecimento e definir os planos para o futuro. Continue a leitura e aproveite!

4 passos para descobrir qual é a sua vocação

Descobrir sua vocação não precisa ser difícil! Veja quatro passos que vão te ajudar nessa jornada:

1. Elimine áreas

Muitas vezes, é mais fácil saber o que não queremos fazer do que saber o que temos vontade de cursar. Portanto, descartar as opções que realmente não combinam com seus gostos já é um bom começo.

É importante ter em mente que sempre podemos mudar de ideia. Não tenha medo de pensar nisso caso seja necessário — pode ser uma mudança bastante positiva se feita com o devido cuidado!

2. Analise o mercado de trabalho

Estudar um curso/assunto pode não ser o mesmo que trabalhar nessa área. Por isso, conhecer o mercado de trabalho para os cursos que você tem interesse pode ser uma jogada muito interessante.

Conheça as opções de carreira, a rotina dos profissionais e busque conversar com pessoas que estão inseridas nesses empregos. Redes como o LinkedIn são uma ótima oportunidade para se conectar com mais gente e conhecer diferentes pontos de vista sobre o curso que você pretende fazer.

3. Conte com ajuda profissional

Existem muitos testes vocacionais na internet, mas o melhor é ter o acompanhamento de um profissional qualificado, que vai entender seu caso específico e, assim, oferecer os melhores conselhos.

Algumas instituições de ensino superior oferecem orientação em redes de carreiras e serviços similares.

4. Se conheça

O autoconhecimento é a chave para encontrar sua vocação. Quando você é capaz de reconhecer suas forças, fraquezas, gostos, desafios e habilidades, é muito mais fácil encontrar aquilo que te interessa!

Isso nem sempre é fácil, mas não se preocupe. Temos um checklist de autoconhecimento para escolher o curso na universidade, que vai te guiar nesse caminho. Confira!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades