Carreira

Como é o mercado de trabalho para Engenharia Civil?

6 maio 2022

Sabia que a graduação de Engenharia Civil foi um dos primeiros cursos de ensino superior a ser fundado no Brasil? Desde sua criação formal, no ano de 1933, muitos estudantes receberam o diploma e, logo após a formatura, precisaram encarar o concorrido mercado de trabalho 😱 da área. Provavelmente momentos depois de vestirem a toga, esses especialistas expressaram algumas dúvidas a respeito de como é o universo profissional do ofício que escolheram exercer ainda quando prestaram vestibularserá fácil conseguir emprego?há vagas para todos os graduados?, quais são os campos de atuação mais promissores?, dentre outros questionamentos capazes de deixar qualquer pessoa que concluiu a faculdade com a pulga atrás da orelha. Se você está enfrentando dilemas do gênero (ou se acredita que pode vir a tê-los) 🤔, leia com atenção o Manual de Sobrevivência para Engenheiros Recém-formados que elaboramos objetivando facilitar seu ingresso na esfera ocupacional. As instruções nele contidas, além de descomplicadas e fáceis de serem seguidas, são imprescindíveis para que os diplomados consigam construir carreiras de sucesso, repletas de realizações. Anote e ponha em prática as cinco lições sugeridas abaixo e prepare-se para conquistar um job sensacional! 👷✌

Foto: Tuane Eggers

Pondo a mão na massa 🔨

🧱 Lição n° 01: informe-se sobre suas possibilidades profissionais

Apesar de disputado, o mercado de trabalho na área de Engenharia Civil disponibiliza uma gama de oportunidades profissionais para as pessoas que nele desejam ingressar. Os especialistas podem ocupar, por exemplo, cargos oferecidos em órgãos públicos e privados, atendendo às demandas de prefeituras, empresas e entidades militares como as Forças Armadas do Brasil (FA).

(Foto: Tuane Eggers)

Os engenheiros civis contribuem profissionalmente em diversos segmentos. Quem acredita que a atuação desses especialistas restringe-se somente ao campo da construção civil está equivocado. Hoje em dia, para você ter ideia, são muitos os graduados que trabalham em ramos promissores e em franca expansão, como os de mineração , consultoria, telecomunicações, geotecnia, estradas e transportes e hidráulica. Há ainda os diplomados que seguem carreira acadêmica e tornam-se professores em instituições de ensino superior. 

Engenharia Civil: construção responsável

🧱 Lição nº 02: não subestime o poder do networking

Já ouviu falar a respeito da importância do networking no universo profissional? Não é à toa que, traduzindo o termo de origem inglesa para o nosso idioma, temos algo como “trabalho em rede”: manter contatos com pessoas da sua área aumenta exponencialmente as chances de você ser reconhecido(a) e conquistar uma vaga de emprego bacana.

As pessoas que cultivam uma sólida rede de relacionamentos no mercado de trabalho geralmente conseguem detectar boas oportunidades de carreira, pois recebem de seus contatos informações relevantes a respeito da área profissional na qual estão inseridas. Além disso, fazendo networking, torna-se viável compartilhar ideias e experiências com colegas que têm pensamentos semelhantes aos seus. Em contextos assim certamente não faltarão oportunidades para você conviver ao lado de gente inspiradora, desenvolver todo o seu potencial criativo e, de quebra, ainda manter amizades que podem ultrapassar as fronteiras de um escritório, de uma empresa ou de qualquer outro espaço destinado ao exercício de atividades ocupacionais. 💖

Foto: Elise Bozzetto

🧱 Lição nº 03: aproveite as oportunidades do mercado de trabalho brasileiro

Uma pesquisa realizada pela consultoria global de recursos humanos Robert Half mostrou que, nas últimas décadas, os engenheiros civis com perfil consultivo e integrado ao negócio estão dominando o mercado de trabalho. Atualmente, conforme explica o estudo, as organizações procuram recrutar profissionais dotados de múltiplas habilidades justamente para que a produtividade máxima das operações empresariais seja alcançada.

(Foto: Tuane Eggers)

Onde há trabalho duro, há farta recompensa. De acordo com informações obtidas pela empresa de recrutamento executivo Michael Paige, os engenheiros civis brasileiros 🇧🇷 costumam receber salários mais altos do que seus colegas de profissão que trabalham em lugares como Canadá, França e Alemanha. Cargos de alta gerência em grandes indústrias e companhias do país são super bem remunerados, aliás 💲. Para conquistá-los, é claro, você deve priorizar sua formação acadêmica, estudando muito e investindo em especializações na área, além de apostar no aprimoramento de habilidades técnicas, de gestão, visão estratégica e comunicação.

🧱 Lição nº 04: fique de olho em tendências futuras

Você provavelmente já deve ter reparado que os avanços tecnológicos contribuem para que os ramos da Engenharia Civil evoluam e continuem atendendo as demandas das sociedades mundo afora. Alguns especialistas, em entrevista ao portal Mobuss Construção, já apontam perspectivas que caracterizarão as dinâmicas da profissão num futuro que está mais próximo do que podemos imaginar.

(Foto: Elise Bozzetto)

Segundo eles, a criação de tijolos inteligentes produzidos com material reciclável 🧱, o surgimento de sistemas altamente informatizados 🖥️ e de softwares de gestão 👨‍💻 pensados para otimizar a realização de tarefas em canteiros de obras são exemplos de tendências que estarão fortemente presentes no mercado de trabalho da área daqui a poucos anos.

Para que tanta engenharia? 

🧱 Lição nº 05: abrace o emprego dos seus sonhos com carinho e alegria

Foto: Artur Dullius

Se você anotou e pôs em prática as quatro dicas que sugerimos anteriormente, provavelmente poderá desfrutar da quinta e última lição, que diz respeito à conquista do emprego dos seus sonhos. Parabéns! 😎

Viu só como é importante não ignorar as instruções dos manuais que encontramos por aí? Na grande maioria das vezes, se segui-las direitinho, você conseguirá dar forma aos planos com os quais sempre sonhou. 😍

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3