Estudos Explore

Como ter foco nos estudos?

28 jun 2023

Entre as sensações mais desagradáveis que um estudante pode sentir está a de ler várias vezes o mesmo parágrafo de um texto e não conseguir entendê-lo. Em certos momentos, ter foco nos estudos é um desafio. Se você seguir as dicas do post de hoje, entretanto, vai ver que é possível melhorar muito o seu nível de concentração. Prepare-se para dar check nas tarefas pendentes!

Saiba o que fazer para ter foco nos estudos.
Foto: Divulgação/Pexels

1) Evite distrações

Para ter foco nos estudos, é necessário permanecer longe de distrações como celular e televisão. No mundo de hoje, ficar desconectado parece impossível, mas, se você deseja aumentar sua produtividade na hora de estudar, precisa fazer alguns sacrifícios. Procure um local silencioso e bem iluminado para começar a revisar a matéria da aula ou realizar simulados de vestibular.

Saiba como preparar seu ambiente para estudar em casa e melhorar seu desempenho

2) Faça pausas

Você não precisa (nem deve) estudar durante horas a fio sem fazer pausas para beber água, comer ou simplesmente descansar a mente. Tão importante quanto manter-se focado na realização das tarefas é saber a hora de se afastar temporariamente dos livros e cadernos para dar uma respirada. Assim, quando sentir que não estiver mais rendendo como gostaria, vá ocupar a cabeça com outra coisa. Dessa forma, é possível evitar o cansaço e renovar as energias para uma nova rodada de estudos.

5 dicas para você parar de procrastinar

3) Planejamento é o segredo!

Este é um fato que quase ninguém conta: estudar é uma coisa, se preparar para estudar é outra totalmente diferente. Isso quer dizer que pouco vai adiantar você sentar para, por exemplo, resolver uma lista de equações matemáticas se estiver despreparado para cumprir a tarefa. Antes de começar os cálculos, certifique-se de que tem em mãos calculadora, livros didáticos, folhas de rascunho e o que mais for necessário para realizar a atividade. Às vezes, interrupções bobas para buscar materiais e ferramentas básicos podem acabar interferindo na sua concentração e diminuindo sua produtividade nos estudos.

Conheça 4 métodos de aprendizagem rápida para absorver mais conteúdo

4 dicas para montar um cronograma de estudos

Dicas de estudo – saiba como estudar melhor

4) Cuide do seu sono e da sua alimentação

Do mesmo modo que é essencial se cercar dos recursos materiais corretos para ter  foco nos estudos, também é importante cuidar da saúde para garantir um nível elevado de produtividade. Assim sendo, recomendamos que você mantenha rotinas de sono e alimentação adequadas. Procure dormir e acordar em horários regulares e consumir alguns dos alimentos listados abaixo, já que eles ajudam a melhorar a concentração e a memória:

• carne de peixe (salmão, cavala, arenque, atum, sardinha);
  • mirtilo;
  • abacate;
  • brócolis;
  • ovo;
  • chocolate amargo;
  • leite;
  • suco de uva.

Quer mais dicas de como ter foco nos estudos? Então clique no botão abaixo para receber conteúdos exclusivos e entender como você pode manter a concentração e a produtividade estudando em casa.

Como estudar em casa e melhorar suas notas?

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades